Crânio de pliossauro quase intacto é descoberto na Costa Jurássica de Dorset

Damares Alves
Steve Etches ao lado do Fóssil que ele encontrou. Imagem: BBC/TONY JOLLIFFE

Paleontólogos estão empolgados com a descoberta magnífica do crânio de uma antiga criatura marinha descoberto na famosa Costa Jurássica do sul, na Inglaterra.

Antigamente, o oceano cobria uma área muito maior da Grã-Bretanha do que cobre atualmente. Na região que hoje compreende a Costa Jurássica, localizada no litoral do Canal da Mancha entre a Inglaterra e o continente europeu, encontram-se muitos fósseis de animais que outrora habitaram essa área.

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a rica Costa Jurássica é um dos melhores locais do mundo para a extração de fósseis.

A descoberta de um fóssil incrível

Segundo a BBC News, a recuperação deste crânio fóssil foi extraordinária. Tudo começou com uma descoberta fortuita durante um passeio em uma praia próxima à Baía de Kimmeridge, na famosa Costa Jurássica do sul da Inglaterra

Parte do crânio foi encontrado pelo entusiasta de fósseis Phil Jacobs, ele se deparou com a ponta do focinho do pliossauro caído no cascalho. Pesado demais para carregar, ele foi buscar Steve Etches e a dupla montou uma maca improvisada para levar o fragmento fóssil para um local seguro.

Mas onde estava o resto do animal? Um levantamento feito por drones da imponente face do penhasco identificou um local provável. Os paleontólogos tiveram que descer de rapel em uma operação complexa para escavar o notável fóssil.

Pliossauro, uma enorme máquina de matar

O formidável fóssil, encontrado em Dorset, tem quase dois metros de comprimento. Pertenceu a um pliossauro, um réptil marinho extinto que aterrorizou os oceanos desde o início do Jurássico até o início do Cretáceo Superior, aproximadamente 150 milhões de anos atrás.

O antigo pliossauro era a “máquina de matar definitiva”, capaz de navegar no oceano em alta velocidade e matar grandes presas com uma única mordida.

O crânio tem 130 dentes longos e afiados. Cada dente tem cristas finas na parte de trás para perfurar a carne de sua presa, extraí-la rapidamente e prepará-la para um segundo ataque rápido. Suas presas eram parecidas com as de golfinhos e outros pliossauros, disseram cientistas à BBC.

Dentes de pliossauro
Imagem: BBC/TONY JOLLIFFE

Os pliossauros tinham mandíbulas duas vezes mais poderosas que os atuais crocodilos de água salgada.

“O animal teria sido tão grande que penso que teria sido capaz de atacar eficazmente qualquer coisa que tivesse a infelicidade de estar no seu espaço”, disse Andre Rowe, paleobiólogo da Universidade de Bristol, à BBC News.

As criaturas mediam de 9 a 11 metros de comprimento, impulsionando-se rapidamente com quatro poderosos membros semelhantes a nadadeiras.

“Não tenho dúvidas de que era como um T. Rex subaquático ”, disse Rowe.

Steve Etches mostra o focinho a Sir David Attenborough - a primeira peça a ser encontrada.
Steve Etches mostra o focinho a Sir David Attenborough – a primeira peça a ser encontrada. Imagem: Estúdios BBC

Agora que todo o crânio já foi recuperado, Steve Etches planeja encontar o restante desta criatura colossal

O fóssil recém-descoberto aparecerá em um programa especial de David Attenborough na BBC One no dia de Ano Novo. É único e reverenciado na comunidade científica por ser completo e intacto.