Coruja gigante raríssima é avistada após 150 anos

Wellington Reis
Imagem: Dr. Robert Williams

Depois de longos 150 anos, a coruja-águia Shelley (Bubo shelleyi) voltou aos olhos do público esta semana, fazendo sua tão esperada aparição em Gana.

A incrível coruja gigante

Apelidada de  “santo graal” das corujas gigantes, a espécie tem estado à espreita nas sombras das florestas tropicais africanas nos últimos 150 anos. Em vista disso, desde a década de 1870 ela não foi avistada.

Apesar disso não querer dizer que ela não foi vista por olhos humanos na época, esse avistamento é muito significativo, pois deu aos cientistas a grande oportunidade de conduzir uma sessão de fotos improvisadas com brilhantes resultados.

Mesmo sendo grandes, as aves são bem camufladas para a vida arbórea e, então, seria fácil perdê-las.

Esse indivíduo em particular não passou despercebido pelo Dr. Joseph Tobias, do Departamento de Ciências da Vida do Imperial College London, e pelo ecologista freelance Dr. Robert Williams, que conseguiu obter uma foto de perfil adequada.

“Era tão grande que no início pensamos que fosse uma águia”, disse o Dr. Tobias em um comunicado. “Felizmente ele se empoleirou em um galho baixo e, quando erguemos nossos binóculos, nosso queixo caiu. Não há nenhuma outra coruja nas florestas tropicais da África tão grande.”

As únicas fotos obtidas de outras espécies além desta incluem algumas fotos granuladas de um pássaro em cativeiro, tiradas em 1975 no Zoológico de Antuérpia, e uma “bolha pixelizada” capturada no Congo em 2005, que não é realmente uma coruja-águia de Shelley.

Uma descoberta sensacional

O passáro é enorme e contrasta muito com a pilha de dados sobre a espécie, que é bem pequena. Ela foi descrita pela primeira vez em 1872, com poucos avistamentos, que ainda não são confirmados.

Por isso, a última aparição é um avistamento muito emocionante entre a comunidade de pássaros.

“Esta é uma descoberta sensacional”, disse o Dr. Nathaniel Annorbah, da Universidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Gana. “Há anos procuramos esse pássaro misterioso nas planícies ocidentais, então encontrá-lo aqui nas florestas de ridgetop da Região Leste é uma grande surpresa.”

A foto foi capaz de confirmar a identidade da coruja gigante, pois o pássaro exibe seus traços característicos, incluindo olhos pretos distintos, um bico amarelo e seu grande tamanho.

A espécie é a mais vulnerável à extinção, sendo sua principal ameaça a degradação do habitat devido à atividade humana.

Sua população é estimada em alguns milhares de membros. Agora, então, as pessoas esperam que a aparição da coruja motive mais esforços para salvar a espécie.