Conheça Jane Hawking, a primeira esposa de Stephen Hawking

Wellington Reis
Imagem: Getty Images

Jane Wilde e Stephen Hawking se casaram em 1965. Pouco tempo depois de Hawking saber que tinha uma doença do neurônio motor. Com o progresso de sua doença, sua esposa tornou-se sua principal cuidadora.

Jane soube da doença de Stephen no ano de 1963, momento em que ainda estavam namorando. Os médicos da época deram apenas dois anos de vida para o jovem Stephen de 21 anos. Contudo, dois anos depois, os dois se casaram e iniciaram um casamento de 30 anos. 

Jane Hawking cuidou do marido e dos três filhos até que eles se separaram em 1995. Como estava determinada a provar que era mais do que somente a esposa do célebre pensador, ela voltou para a universidade e conquistou seu doutorado.

O jovem romance de Stephen e Jane Hawking

Jane Wilde conheceu o Stephen Hawking em 1962, quando era estudante de graduação em Londres. 

Jane ficou ao lado de Stephen depois do diagnóstico que previa que ele teria seus nervos quebrados e ficaria com paralisia por causa de uma doença do neurônio motor.  

hawkings 1989 768x515 1
Stephen e Jane Hawking em 1989, pouco antes de seu casamento terminar. Imagem: Getty Image

Ela acreditou que “apesar de tudo, tudo ia ser possível. Stephen faria sua física e nós criaríamos uma família maravilhosa, teríamos uma bela casa e viveríamos felizes para sempre”.

Depois do casamento em 1965, o relacionamento de ambos ficou em segundo plano por causa das ambições acadêmicas de Stephen desde o início. Os recém-casados ​​chegaram a passar a lua-de-mel em uma conferência de física no interior do estado de Nova York.

A vida de Jane Wilde como esposa de Hawking

Jane Hawking rapidamente se viu na sombra de seu marido, que, em 1970, estava iniciando sua carreira como físico teórico.

“Tive dois bebês pequenos, estava cuidando da casa e cuidando de Stephen em tempo integral: vestir-se, tomar banho e ele se recusava a receber qualquer ajuda que não fosse minha”, ela relatou mais tarde .

Stephen se recusou a usar uma cadeira de rodas por anos. “Eu estaria saindo com Stephen em um braço, carregando o bebê no outro, e a criança correndo ao lado. Bem, não havia esperança porque a criança iria fugir e eu seria incapaz de persegui-la. Então, esse tipo de coisa tornava a vida bastante impossível. ”

Pior ainda, o cientista se recusou a falar sobre sua condição médica. “Ele nunca falaria sobre como se sentia”, disse a ex-mulher de Stephen Hawking. “Ele nunca mencionaria sua doença. Era como se não existisse.”

“Não havia alternativa para continuar. Eu me sentia muito comprometida com Stephen e não achava que ele conseguiria viver sem mim. Queria que ele continuasse a fazer seu trabalho incrível e queria que os filhos tivessem uma família estável por trás deles, então simplesmente continuamos.”

O fim do casamento

jane hawking portrait
Em 1999, Jane Hawking era uma autora publicada. Imagem: David Levenson/Getty Images

No ano de 1979, Jane Hawking teve três filhos e um Ph.D em poesia medieval espanhola. Seu doutorado deu a ela Hawking uma identidade separada de seu casamento. Contudo, por causa de seus cuidados, demorou 12 anos para concluir o curso.

O doutorado ofereceu a Jane uma espécie de armadura, segundo ela explicou : “Fiquei feliz por ter feito isso, porque significava que eu não era apenas uma esposa e tinha algo para mostrar durante todos aqueles anos. Claro, eu tinha os filhos para mostrar, mas isso não contava em Cambridge naquela época ”.

Contudo, ela ainda se sentia amarrada em seu casamento.

“A verdade é que havia quatro parceiros em nosso casamento”, disse Hawking . “Stephen e eu, doenças do neurônio motor e física.”

Em breve, haveria ainda mais parceiros. Na década de 1980, enquanto escrevia Uma Breve História do Tempo, Stephen se apaixonou por uma de suas enfermeiras. Ao mesmo tempo, Jane estabeleceu um relacionamento próximo com um viúvo chamado Jonathan Hellyer Jones.

Depois que se divorciaram em 1995. Em dois anos, os dois se casaram novamente; Stephen para sua enfermeira e Jane para Jonathan.

Vida depois de ser a esposa de Stephen Hawking

Ao refletir sobre sua vida com o físico teórico em suas memórias, Jane Hawking disse que um de seus trabalhos mais importantes era “dizer a ele que ele não era Deus”.

Em 1999, Jane escreveu um livro de memórias de seu relacionamento com Stephen. “Achei muito importante documentar essa vida com Stephen”, disse ela. “Eu não queria que alguém aparecesse em 50 ou 100 anos, inventando nossas vidas.”

Ao escrever sua autobiografia e vê-la se transformar em um filme, Jane Hawking recuperou seu papel em um relacionamento extraordinário.

Mesmo após o divórcio, eles ainda mantiveram um relacionamento próximo, se encontrando regularmente mesmo morando longe.

Compartilhar