Como o estoicismo pode te ajudar a lidar com a pandemia do Coronavírus

Wellington Reis

O Coronavírus está deixando muitas pessoas assustadas e desoladas por medo do que a pandemia pode fazer a elas e seus familiares.

Entretanto, os momentos de crise nos levam a uma batalha interna que nos faz crescer pessoalmente. Da mesma maneira, podemos dizer que “as circunstâncias não fazem o homem, elas apenas o revelam a si mesmo”.

LEIA TAMBÉM: Era Spock um estoico?

Sabe quem disse essa poderosa frase? Epiteto, um grande filósofo estoico, e nós vamos discutir nesse artigo como o pensamento dos estoicos pode nos ajudar a lidar com o mundo atual.

Estoicismo: Vivendo de maneira corajosa

O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio no início do século III a.C.

Coronavírus
Estátua de Zenão de Cítio em Chirpre, Lanaca. Fotografia de Dimitris Vetsikas por Pixabay.

Os estoicos certamente tem gabarito para falar de crises, pois eles foram pessoas que viveram na época de imperadores como Calígula e Nero (que inclusive mandaram matar Epíteto), e que sobreviveram a pandemias como a Peste Antonina.

Eles tinham uma maneira muito própria de ver as crises: “a crise como uma maneira de desmascarar quem você realmente é”, essa corajosa frase, entre outras, de origem estoica, expõe uma visão de vida extremamente corajosa.

Emoções destrutivas e o Coronavírus

Os estoicos eram muito contundentes quanto a emoções negativas, pois falavam que elas eram extremamente destrutivas para os seres humanos. Por conta disso, eles apresentavam a filosofia e racionalidade como as melhores formas de guiar sua vida.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR: Conheça Diógenes de Sínope, o cínico que calou Platão

Elas ensinavam as pessoas a estudarem a natureza para que aprendessem o rumo natural das coisas, a fim de que ficassem menos desesperadas quando determinadas situações acontecessem.

Sêneca, outro grande filósofo estoico, disse: “Muitas vezes temos mais medo do que mágoa; e sofremos mais na imaginação do que na realidade”. Essa frase não quer dizer que você tenha que ignorar a situação atual do mundo, mas sim que tenha que manter a calma.

Coronavírus
Sêneca é pranteado por seus amigos em tela de Manuel Domínguez Sánchez (1840-1906).

Uma questão de tempo

Apesar do mundo estar em uma grande crise, a humanidade, mesmo que demore, irá superá-la. Existem milhares de pessoas lutando para que isso aconteça, e devemos ter fé que elas irão conseguir.

LEIA TAMBÉM: Pensando a (Im)perfeição de Deus ou do Cosmos no Estoicismo de Epicteto

Quando os pensamentos negativos vierem te afrontar, faça com que a luz da sua fé supere o desespero. Use sua fé para enfrentar esse pequeno momento de crise.

“O universo é mudança; nossa vida é o que nossos pensamentos pensam disso”, essa frase de Marco Aurélio, filósofo estoico, ilustra bem o que falamos. Se as coisas aqui fora estão ruins, isso não é motivo para você deixar sua mente ser destruída pela negatividade.

Nós não somos somente responsáveis somente por nós mesmos, mas também pelas pessoas a nossa volta. Se eu sou uma pessoa negativa, acabo afetando aqueles ao meu redor, e isso é muito grave.

O sistema imunológico de uma pessoa é muito afetado pelas suas emoções, portanto, manter a saúde mental em boa forma é vital para que meu organismo se defenda com mais força de agentes invasores como vírus.

O Coronavírus logo vai passar, e certamente você sairá dela mais sorte psicologicamente do que entrou. Força!

Separamos abaixo algumas leituras importantes que podem te levar a uma breve introdução ao estoicismo:

Compartilhar