Como funciona uma estufa para plantas

Milena Elísios

A jardinagem é um excelente hobby, te ajuda a praticar atividade física, conectar-se com a natureza e a passar tempo ao ar livre. Mas se você deseja levar esse hobby para o próximo nível, você deve ter uma estufa para plantas. Ideal para grandes operações agrícolas ou mesmo apenas para o seu jardim de quintal, uma estufa pode prolongar a estação de crescimento, fornecer condições ideais de crescimento e proteger suas plantas de predadores.

Antes de partir para essa nova aventura, é importante entender como funciona uma estufa e como isso afeta as condições de crescimento de suas plantas. Neste artigo analisaremos mais de perto as estufas e como essa tecnologia pode ajudar a transformar sua estação de crescimento.

O que é uma estufa?

Todos nós já ouvimos falar desse tipo de estrutura, mas você realmente sabe o que é uma estufa? Uma estufa é uma estrutura que consiste principalmente em materiais transparentes para o telhado e as paredes. Na maioria dos casos, o vidro é usado para permitir a entrada de luz solar, criando um ambiente aquecido. As estufas variam em tamanho, desde estruturas semelhantes a galpões que você pode ver no quintal de alguém até operações em escala industrial, encontradas principalmente em espaços com grandes hectares.

O objetivo da estufa para plantas é permitir a entrada de luz solar, que aquece o interior da estufa enquanto protege as plantas em temperaturas frias, mau tempo, pragas e predadores. As estufas são populares e podem ser usadas em todo o mundo, especialmente em climas mais frios, como no sul do Brasil, para criar um ambiente de cultivo ideal para plantas, ervas ou qualquer tipo de produto.

estufa ou estufa cheia de flores e plantas coloridas 224798 1055
Uma estufa de larga escalada.

As estufas para plantas são versáteis, personalizáveis ​​e podem ser usadas por qualquer pessoa, desde empresas multinacionais até seu vizinho que adora jardinagem. Hoje, no Brasil, existem dezenas de empresas especializadas que produzem estufas em larga escala.

Benefícios de uma estufa para plantas

Muitas pessoas optam por utilizar estufa para plantas — e por boas razões. A seguir, separamos alguns benefícios óbvios uma estufa bem administrada pode trazer.

Seu próprio espaço de cultivo

Você já sonhou em ter seu próprio espaço de cultivo? Nesse caso, você precisará de uma estufa. Não se preocupe com a desordem ou determinar o melhor espaço para suas plantas. Uma estufa faz tudo isso por você e até mesmo o ajudará a finalmente se organizar com seu cultivo.

Condições ideais de crescimento

Ao reter calor e luz solar, uma estufa cria condições ideais de crescimento para uma ampla variedade de plantas e ervas. Com uma estufa para plantas, você está no controle das condições de cultivo.

Proteção

Gastar tempo com suas plantas apenas para elas serem comidas ou destruídas por criaturas locais é uma das piores sensações. Para manter suas plantas protegidas de animais, use uma estufa que forneça proteção máxima. É também um método ideal para evitar doenças e fungos que podem prejudicar ou destruir toda a sua plantação. Com uma estufa, você dá às suas plantas a proteção de que precisam.

Estenda sua estação de crescimento

Dependendo de onde você mora, você pode ter uma estação de crescimento bastante curta, o que pode limitar severamente o quanto (e quais tipos de plantas) você pode realmente cultivar. Uma estufa muda tudo isso, fornecendo condições ideais de crescimento durante todo o ano. Tudo que você precisa é do Sol.

Economize dinheiro

Enquanto a construção inicial de sua estufa exigirá alguns custos, a maioria dos proprietários de estufas de plantas acaba economizando bastante dinheiro no quadro geral. Como você pode estender sua estação de crescimento, você pode cultivar mais e mais tipos de plantas. E como uma estufa fornece proteção para o seu cultivo, você não desperdiçará dinheiro substituindo plantas danificadas ou mortas com tanta frequência. Também reduzirá sua necessidade de comprar fertilizantes caros ao longo do ano.

jardim botanico estufa
Uma das estufas mais famosas do Brasil, localizada no Jardim Botânico de Curitiba.

Como funciona uma estufa?

Como você pôde perceber, existem algumas razões para usar uma estufa para plantas para suas necessidades de cultivo. As estufas permitirão que você prolongue sua estação de crescimento e, ao mesmo tempo, proteja suas plantas de pragas e predadores. Mas você já parou para pensar como essa tecnologia realmente funciona? Bem, vamos dar uma olhada mais de perto.

Uma estufa funciona permitindo que a luz do Sol entre no seu espaço. É por isso que é tão importante que os materiais de construção sejam transparentes, como o uso de vidro. A luz entrará na estufa e então o calor da radiação solar é absorvido pelas plantas no interior da estufa. Lembre-se, quanto mais escura a área da superfície, mais calor é absorvido.

Quando o calor é absorvido, o comprimento de onda da luz incidente é alterado. Neste novo comprimento, o calor não pode sair da estufa como pôde entrar. Então, efetivamente, a estufa prende esses comprimentos de onda de calor no interior. O calor permanece na estufa e irradia por todo o espaço, aquecendo o ambiente interno. Contanto que você receba luz solar ao longo do dia, sua estufa e suas plantas permanecerão quentes.

Conclusão

Um projeto de construção de estufa pode realmente transformar seu cultivo lucrativo, não importa quão grande ou pequeno. Construir uma estufa é ideal para qualquer espaço. Como você pode personalizar o tamanho e a forma de sua estufa para plantas, ela pode se adequar a qualquer quintal ou operação em grande escala. Estenda sua estação de cultivo, crie um ambiente de cultivo incrível, proteja suas plantas de pragas e predadores e crie seu próprio espaço de cultivo dedicado. Todos estes são apenas alguns dos benefícios quando você adiciona uma estufa ao seu espaço livre. Se você está realmente procurando levar sua operação de cultivo para o próximo nível, não há dúvida sobre isso, uma estufa é uma obrigação.