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Ciência

Colágeno: o que é? De onde vem? Saiba mais!

O colágeno pode ser definido como pertencente a uma família de proteínas que são responsáveis pela estrutura de nossa pele. Ela compõe mais de 1/3 de toda os aminoácidos de nosso corpo e além disso, existem 28 tipos deste composto orgânico. De acordo com a Healthline, em média de 90% de todo o colágeno pertencente ao corpo faz parte do tipo 1 e é facilmente encontrado em locais como: pele, tendões e ossos.

Benefícios do colágeno para a pele
(Imagem: Shiny Diamond / Pexels)

O colágeno pode ser definido como pertencente a uma família de proteínas que são responsáveis pela estrutura de nossa pele. Ela compõe mais de 1/3 de toda os aminoácidos de nosso corpo e além disso, existem 28 tipos deste composto orgânico. De acordo com a Healthline, em média de 90% de todo o colágeno pertencente ao corpo faz parte do tipo 1 e é facilmente encontrado em locais como: pele, tendões e ossos. Dessa forma, o restante dos outros 10% são formados pelos tipos:

  • 2: Ele é principalmente encontrado na cartilagem.
  • 3: Está presente na medula óssea e nos tecidos linfóides.
  • 4: Ele é encontrado na membrana basal.
  • 5: Mais comum em cabelos e na superfícies das células.
Colágeno está presente nas cartilagens
(Imagens: Pixabay)

De onde vem o nosso colágeno?

O nosso corpo naturalmente consegue quebrar as proteínas em aminoácidos e são eles que são responsáveis pela formação da pele humana. Assim, você terá uma pele melhor ao ingerir produtos como: Carnes, ovos, frangos, grãos integrais, laticínios e várias nozes. Você também poderá ter uma dieta rica em frutas e verduras, para que seu corpo obtenha mais antioxidantes, evitando o envelhecimento do cérebro e a degradação do colágeno. Dessa forma, apesar da produção diminuir consideravelmente no decorrer do tempo, o fato de fumar e ter um má alimentação pode influenciar consideravelmente. Observe os alimentos mais recomendados:

  • Carne de frango
  • Carne de vaca
  • Queijo
  • Salmão grelhado
  • Pescada
  • Ovo
  • Iogurte
  • Leite
  • Soja
  • Quinoa
  • Trigo sarraceno
  • Milheto
  • Lentilhas
  • Tofu
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Arroz cozido
Perder peso rapidamente
(Imagem: Trang Doan / Pexels)

Como funcionam os tratamentos médicos?

Em muitos momentos de nossas vidas podemos nos deparar com a falta do colágeno, e não somente na pele. Problemas de artrite são comuns e se deve pela falta dos aminoácidos, resultando muita dor nas articulações. “Os cientistas vêm experimentando a administração de colágeno para o tratamento da artrite desde os anos 80!” disse Brooke Russell, microbiologista e professor do Instituto de Biociências e Tecnologia do Texas A&M, em Houston. No futuro, a inserção cirúrgica do colágeno poderá ser um avanço promissor para a ciência em nossos dias atuais.

Segundo a revista BioMedical Engineering OnLine, o tratamento com o colágeno vem sendo muito mais eficiente quando se trata de cura na pele e de feridas. Em suma, eles afirmam que ele é aplicado juntamente aos antibióticos e pode prevenir a cura contra as infecções. Como prova disso, temos a pesquisa realizada pela revista Biopolymers, que afirma que ao utilizar uma esponja de colágeno sobre a pele machucada, ela tende a permanecer mais úmida e a sarar mais rápido.

Quando devo utilizar suplementos à base de colágeno?

Tratamento com colágeno
(Imagem: Polina Tankilevitch / Pexels)

Muitos produtos encontrados em farmácias prometem melhorar a qualidade do cabelo, aumentar a massa muscular, hidratar a pele, aliviar dores na articulação e muitos outros. Por isso, é de suma importância, encontrar o produto mais adequado nestes momentos e que realmente faça efeitos. Procurar um profissional da saúde poderá ser essencial. “Há pouca ou nenhuma evidência comprovada de que tomar esses suplementos tenha algum benefício médico real para cabelos, unhas ou pele”, disse a Dra. Adelaide Hebert, professora de dermatologia.

Além de Adelaine, conseguimos encontrar diversos relatos de dermatologistas que acreditam da mesma forma: “Seja cético em relação às alegações de saúde em torno do colágeno suplementar”, ecoou Weston. “A ciência não estudou completamente todos esses supostos benefícios”.  “Seja cético em relação às alegações de saúde em torno do colágeno suplementar”, ecoou Weston. “A ciência não estudou completamente todos esses supostos benefícios”. 

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Com informações de Live Science e BioMedical Engineering OnLine.


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