Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo Estranho

Cinco casos reais de zumbis ao redor do mundo

O mais bizarro é que na vida real existem alguns casos semelhantes a zumbis, e tecnicamente podemos de fato chamar de zumbificação.

(Créditos da imagem: Bernard Dupont)

Os zumbis hoje fazem parte da cultura pop: The Walking Dead, Call of Duty, Red Dead Redemption: Undead Nightmare, The Last of Us, ZNation, Resident Evil – são inúmeros os jogos, filmes e séries com mortos vivos. Zumbis realmente mexem com o imaginário humano.

O mais bizarro é que na vida real existem alguns casos semelhantes a zumbis, e tecnicamente podemos de fato chamar de zumbificação.

Veja cinco desses casos:

Continua depois da publicidade

1. Formigas zumbis 

Créditos da imagem: ALAMY

Imagine que você está andando pela natureza quando pisa sob esporos de um fungo que controla mentes e esse esporo adere ao seu corpo – agora, você tem um parasita de estimação.

Isso pode parecer de outro mundo, mas não é algo tão distante. O gênero fungi Ophiocordyceps, com destaque para a espécie mais famosa, unilateralis, zumbifica formigas carpinteiras.

No entanto, de início, tudo continua normalmente. A formiga segue sua vida de formiga, coletando folhas para cultivar seus fungos de alimento, construindo seus formigueiros.

O jogo passa a mudar quando o fungo atinge metade da massa corporal da formiga. Então, a partir daí, o fungo assume o controle.

Continua depois da publicidade

Em um belo dia o fungo obriga a formiga a escalar uma planta, prender sua mandíbula a uma folha e então sua cabeça explode espalhando os esporos do fungo para pegar novas vítimas.

2. Aranhas zumbis

Vespa Zatypota e aranha Anelosimus Eximius (Créditos da imagem: Keizo Takasuka, Niclas R. Fritzén, Yoshihiro Tanaka, Rikio Matsumoto, Kaoru Maeto and Mark R. Shaw)

A vítima da vez são inocentes aranhas tropicais. O culpado? Vespas. Em 2018, pesquisadores canadenses publicaram na revista Ecological Entomology a descrição do fenômeno.

Os pesquisadores fizeram a descoberta quando Fernandez-Fournier estava analizando no Equador, parasitas da aranha  Animusius eximius, quando notou um comportamento estranho.

Esse tipo de aranha é bastante social. Mas algumas se afastavam de seu grupo e construíam casulos, ao invés de construir teias. Quando os pesquisadores olharam o que havia no casulo, encontraram larvas de vespas Zatypota.

Continua depois da publicidade

Uma vespa adulta deposita seus ovos na aranha Animusius eximius. A larva, então, cresce no interior da aranha enquanto a parasita.

Quando a larva chega a um determinado tamanho, toma controle da aranha, e a faz construir o casulo. A larva, então, se alimenta da aranha e entra em seu casulo para terminar de se transformar em uma vespa.

3. O vírus gigante de 30 milênios

Ainda invisível a olho nu, mas muito maior que outros vírus, o Pithovirus sibericum foi encontrado congelado na Sibéria, na Rússia. A descoberta foi publicada na Proceedings da National Academy of Sciences.

Continua depois da publicidade

O vírus, extremamente complexo geneticamente, pode ser revivido, e os cientistas conseguiram fazê-lo infectar uma célula de ameba.

Ele não pôde infectar células humanas. No entanto, os cientistas alertam para o riscos do aquecimento global. O descongelamento do permafrost siberiano pode libertar outros vírus perigosos; uma verdadeira caixa de pandora. 

4. Plantas zumbis

(Créditos da imagem: Holly Thornton/University of Georgia)

Dessa vez não é plants versus zombies – as plantas são os próprios zumbis. Desde o século XV há relatos de plantas um tanto esquisitas.

Somente em 1967 se descobriu a causa: um grupo de bactérias chamado Phytoplasma. Ela infecta plantas com flores, como macieiras e cana-de-açúcar, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

Continua depois da publicidade

A bactéria utiliza a planta para se reproduzir, e ela se torna uma morta-viva. Não produz mais suas flores e surgem ramos esquisitos no lugar.

Para invadir as células das plantas, a bactéria Phytoplasma produz a proteína SAP54, que imita uma proteína da planta, e essa é a “chave” do vírus. A partir daí a planta não produz mais suas flores e seus frutos.

5. Zumbis… humanos?

Talvez o pior medo de um ser humano é se tornar um zumbi. Alguns transtornos mentais, ou problemas de origem de lesões cerebrais praticamente zumbificam as pessoas. Não é algo comum, no entanto.

Continua depois da publicidade

Em 1997, em um estudo no periódico The Lancet dois cientistas investigam três supostos zumbis no Haiti. No país, há relatos de 9 mil casos de “zumbis” por ano. Zumbificação é uma antiga lenda entre a população local.

A primeira era uma mulher de 30 anos, que sua família relatou ter se tornado um zumbi por alguns dias, e logo faleceu. A família acusou o marido dela de ter a zumbificado.

Os cientistas descobriram que o que a deixou nessa condição foi um transtorno chamado de Esquizofrenia Catatônica.

Continua depois da publicidade

O segundo, foi um garoto de 18 anos que ficou tão feio quanto um morto, olhos amarelos. Três dias depois, faleceu. Após 19 meses, ele apareceu em uma briga de galo, e acusou seu tio de ter o zumbificado. 

As conclusões, no entanto, são de que ele teve danos cerebrais e sofreu de epilepsia.

A terceira, “morreu” aos 18 anos. Após 13 anos ela reapareceu como um zumbi. Os pesquisadores concluíram, portanto, que ela foi sequestrada e, anos depois, reapareceu com um transtorno de identidade.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...