Cientistas descobrem buraco negro que cria estrelas em vez de devorá-las

Wellington Reis

Nem todos os buracos negros são monstros destrutivos que costuma-se imaginar. Isso de acordo com uma pesquisa feita com o telescópio Espacial Hubble.

Os cientistas da Universidade Estadual de Montana fizeram a publicação de um artigo na Nature nesta semana e encontraram uma formação estelar em Henize 2-10.

Esse é o nome de uma galáxia anã de explosão de estrelas. Eles afirmam que o buraco negro no centro dessa galáxia realmente as criou.

“Concluímos que esse fluxo de saída do buraco negro desencadeou a formação de estrelas”, escreveram os autores.

Segundo a NASA, as descobertas forneceram valiosas informações sobre o mistério que já tem uma década: será que as galáxias menores tinham buracos negros proporcionais em tamanho aos maiores?

“Dez anos atrás, como estudante de pós-graduação pensando que passaria minha carreira na formação de estrelas, analisei os dados de Henize 2-10 e tudo mudou”, Amy Reines, pesquisadora da Universidade da Virgínia e uma das autoras do estudo. , disse à NASA. “Desde o início eu sabia que algo incomum e especial estava acontecendo.”

Entendendo os buracos negros

black hole g60804da0c 1280
Representação de um buraco negro. MasterTux/Pixabay

Reines disse para NASA que aguarda ainda mais pesquisas sobre buracos negros de galáxias anãs no futuro.

Isso poderia ser uma pista para compreender melhor como os buracos negros supermassivos surgiram. Desse modo, poderia-se resolver um problema persistente para os astrônomos.

Além disso, a NASA relata que das três principais teorias existentes sobre buracos negros, não há nenhuma que se destaca como mais provável em comparação com as outras.

“Realmente se tornou a grande questão: de onde eles vieram?” disse Reines. “Galáxias anãs podem reter alguma memória do cenário de semeadura de buracos negros que, de outra forma, foi perdido no tempo e no espaço.”

Realmente é curioso e poético supor que um buraco negro extraordinariamente criativo poderia ensinar como os buracos negros “devem” agir. Em vista disso, os cientistas estão um passo mais perto de compreender um dos mais antigos mistérios galácticos.