Cavalos são animais muito presentes na cultura popular e no dia a dia, participando de filmes, desfiles, programas de família, apostas, corridas. O animal possui uma presença muito marcante na humanidade há milênios, desde seu uso como trabalho, até seu uso militar e recreativo. Assim, há diversos cavalos famosos na história.
1. Figure
Figure foi o cavalo que deu origem à raça Morgan, uma das primeiras raças de cavalo desenvolvidas nos Estados Unidos. Figure nasceu de um Puro-sangue Inglês com uma égua mestiça de raça selvagem e a raça Hackney.
Os descendentes de Figure apresentaram suas características: forte, rápido e elegante. Entretanto, era um pequeno garanhão.
2. Copenhagen
Copenhagen ficou famoso quando carregou o Duque de Wellington por 17 horas consecutivas durante a Batalha de Waterloo. Mestiço de raça puro-sangue e árabe, Copenhagen nasceu em 1808. O cavalo morreu anos após o feito aos 28 anos de idade.
“Copenhague quase conseguiu o que os franceses não conseguiram fazer ao longo daquela batalha extenuante. Mas o duque foi rápido o suficiente para evitar aquele casco letal, o último perigo que enfrentaria naquele dia terrível”, conforme o The Regency Redingote.
3. Marengo
Marengo também esteve presente na Batalha de Waterloo, mas do outro lado do conflito, carregando ninguém menos do que Napoleão Bonaparte.
Marengo foi capturado durante a volta para a casa e levado para a Grã-Bretanha. Lá, ele foi colocado sob exposição e faleceu em 1831, aos 38 anos de idade.
Seu esqueleto está conservado até os dias de hoje no Imperial War Museum em Londres.
Não há, no entanto, menções a Marengo nos documentos oficiais de Napoleão.
“É possível que Marengo fosse um apelido de outro cavalo. Napoleão tinha uma propensão para dar apelidos (Josephine, sua esposa, nome de batismo verdadeiro era Rose). Vários de seus cavalos tinham apelidos”, diz Tom Holmberg.
4. Comanche
Comanche ficou gravemente ferido durante a batalha de Little Big Horn, que ocorreu no centenário da independência dos EUA, em 1876. O cavalo saiu de batalha com sete ferimentos de bala, e foi encontrado após dois dias em um barranco. Então, o cavalo foi recolhido e, sob cuidados, se recuperou dos ferimentos.
Incluindo os ferimentos na batalha de Little Big Horn, Comanche foi ferido 12 vezes durante batalhas.
5. Godolphin Arabian
Godolphin Arabian nasceu muito provavelmente na Tunísia e foi dado a Luís XV de França em 1730 como um presente diplomático. O rei então, pouco impressionado, não quis o cavalo, que foi parar com o Conde Godolphin.
Pai da raça de cavalos puro sangue, Godolphin foi pai de diversos grandes cavalos de corrida e morreu em 1753.
50 anos após suas morte, os primeiros 76 vencedores do British Classic tinham pelo menos uma cepa de Godolphin em seu pedigree. Não só famoso por si só, gerou uma linhagem de cavalos famosos.
6. Seabiscuit
Seabiscuit protagoniza o filme de maior bilheteria da história sobre um cavalo. Descendente de Man o’ War e de Godolphin Arabian, ele era “preguiçoso” e possuía pernas curtas. Entretanto, após ser treinado pelas pessoas corretas, se tornou um grande cavalo de corrida.
Aposentado em 1940, Seabiscuit viveu mais 14 anos.
7. Man o’War
Estrela no início dos anos 1900, Man o’War era um grande cavalo de corrida. Nascido em 1917, o cavalo correu apenas durantes dos anos de 1919 e 1920. Por fazer isso de maneira brilhante, Man o’War venceu 20 das 21 corridas que participou e está no topo entre os cavalos famosos até os dias de hoje.
8. Secretariat
Secretariat é um dos maiores cavalos de corrida de todos os tempos. Nascido em 1970 na Virgínia, o poderoso cavalo possuía uma biomecânica de passadas quase perfeita.
Até os dias de hoje. Secretariat detém os melhores tempos da Tríplice Coroa americana.
Em 1999, Secretariat marcou como o único animal não humano na lista dos 50 maiores atletas do século da ESPN.