Assista uma tartaruga caçando e predando uma cobra

O vídeo, divulgado no final do mês passado, já acumula milhões de visualizações.

Francisco Alves
Imagem: Viral Hog

No final de junho, um clipe intrigante começou a circular na internet. Protagonizado por uma tartaruga e uma cobra, o vídeo ganhou mais de dois milhões de visualizações no YouTube. Filmado do alto de uma rocha com vista para um riacho, a câmera revela um confronto raro entre essas duas criaturas.

O vídeo mostra uma tartaruga escondida sob uma rocha saliente. Ao detectar a presença de uma cobra colorida no riacho, ela estende o pescoço e ataca rapidamente. As mandíbulas potentes da tartaruga fecham-se sobre a cobra antes que ela recue para seu abrigo subaquático com o réptil debatendo-se desesperadamente.

Identificar as espécies envolvidas na filmagem não é fácil, mas sabemos que existem apenas três tipos de tartarugas nos Estados Unidos. Todas passam grande parte da vida debaixo d’água e têm dietas variadas. Estudos mostraram que se alimentam desde peixes e girinos até sapos, pássaros, cobras e até mesmo outras tartarugas.

A forma como as tartarugas se alimentam ainda intriga os cientistas. Dustin Garig, um biólogo do Departamento de Vida Selvagem e Pesca da Louisiana, comentou recentemente que as informações são limitadas sobre por que elas atacam cobras. “É surpreendente ver uma tartaruga caçando uma cobra dessa forma”, disse ele.

Embora o vídeo não revele quando exatamente essa cena aconteceu, identifica Manhattan, Kansas como o local do evento. Kansas é lar da tartaruga-mordedora. Em 2016, funcionários do Departamento Estadual de Parques e Vida Selvagem registraram o exemplar mais pesado dessa espécie.

Assista ao vídeo