Arqueólogos encontram estátua de madeira romana rara na Grã-Bretanha

Wellington Reis

Uma equipe de arqueólogos se surpreendeu quando, em uma vala alagada, descobriu uma estátua de madeira extremamente rara do início da Era Romana. A estátua estava degradada de maneira parcial, mas ainda estava bem reconhecível, sendo de uma figura masculina vestida com uma túnica. A estátua possui 67 centímetros de altura e 18 de largura, sendo, sem dúvidas, do período romano — o que é reforçado por suas ‘roupas’, chapéu e penteado, entre outros detalhes reveladores.

Por meio da análise da vestimenta e procedimentos usados na escultura, ela foi datada pelos arqueólogos como sendo do primeiro século dC. Sendo que a conquista romana da Grã-Bretanha começou em 43 dC e foi concluída no ano 87.

Perto da estátua de madeira os arqueólogos encontraram fragmentos de cerâmica, com características sugerindo que vieram de uma peça que foi fabricada em meados do século I.

A oportunidade do trilho HS2

O trilho HS2 da Inglaterra abriu muitas oportunidades para os arqueólogos, que puderam fazer várias escavações em áreas ao longo do caminho da ferrovia. Em vista disso, vários locais foram descobertos e desenterrados. Contudo, essa última descoberta pegou os arqueólogos do HS2 completamente de surpresa.

Quando viram a estátua pela primeira vez, imaginaram que era somente um pedaço de madeira degradada, mas, com um exame detalhado, eles perceberam que se tratava de uma estátua de madeira esculpida bastante antiga.

“A incrível descoberta desta figura de madeira foi totalmente inesperada, e a equipe fez um ótimo trabalho para recuperá-la intacta”, afirmou o arqueólogo Iain Williamson, da Fusion JV, em um comunicado de imprensa do HS2 . “A preservação de detalhes esculpidos na madeira, como o cabelo e a túnica, realmente começam a dar vida ao indivíduo retratado.”

Grande parte da surpresa se deve a estátua estar tão bem preservada, sendo que muitas de suas características estavam intactas, desafiando bravamente a força da natureza por quase 2.000 anos.

Views 0
Vistas da estátua de madeira da era romana excepcionalmente rara encontrada no local de escavação Twyford Buckinghamshire HS2.

Mas há uma explicação para o ótimo estado da estátua. O solo em que ela estava era de Buckinghamshire, muito rico em argila. A terra com argila é impenetrável ao oxigênio, por isso, o apodrecimento da madeira foi muito retardado.

As estátuas romanas

Nos tempos dos romanos, esse tipo de figura de madeira era preparada como um bem funerário ou presente aos deuses. 

A estátua poderia ter sido feita por qualquer um desses motivos, contudo, como foi encontrada isolada, os arqueólogos do HS2 não podem afirmar nada.

“Não é apenas a sobrevivência de uma figura de madeira como esta extremamente rara para o período romano na Grã-Bretanha, mas também levanta novas questões sobre este local”, explicou Williamson. “Quem a figura de madeira representa, para que era usada e por que era significativa para as pessoas que viviam nesta parte de Buckinghamshire durante o primeiro século dC?”

Compartilhar