Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

A Lua Azul ilumina os céus deste Halloween

Uma Lua Azul não é de fato azul. Trata-se apenas do nome de um tipo de Lua Cheia.

(Pixabay).

Uma Lua Azul não é de fato azul. Trata-se apenas do nome de um tipo de Lua Cheia. Uma Lua Azul é a Segunda Lua cheia do mês. Isso ocorre porque o ciclo lunar não possui um mês exato, mas cerca de 29 dias. Portanto, com o passar do tempo, os dias se acumulam e, em algum momento, uma segunda Lua Cheia surge no mesmo mês.

As representações de Halloween geralmente apresentam uma Lua Cheia, pois além de ser extremamente bonita, ela trás um ar de obscuridade. E bom, para 2020 não podemos esperar nada menos do que uma revolução de bruxas ou de lobisomens. 

Blue moon – certamente quando você ouve essa palavra já passa a tocar em sua mente a música de Frank Sinatra, ou a famosa música dos The Marcels, que levam esse nome. A Lua Azul é muito bonita, e há inúmeras referências a ela na cultura pop. E nada mais justo.

Continua depois da publicidade

Raridade

Toda Lua Cheia que cai no Halloween é uma Lua Azul, mas nem toda Lua Azul cai no Halloween. Na verdade, esse acontecimento é consideravelmente raro. Somente após 235 luas cheias é que surge uma no dia 31 de outubro. Portanto, a próxima ocorrerá somente daqui a 19 anos, em 2039 – então aproveite o momento. Mais uma coincidência do universo a qual damos algum significado (isso que nos torna humanos). Ah, e os anos bissextos às vezes interferem nesse ciclo.

As fases da Lua em Outubro de 2020. (NASA).

Além disso, há outro porém. Embora em 2039 ocorra uma, ela será visível apenas em alguns fusos horários. Então a próxima Lua Azul vista a partir do mundo todo ocorre somente em 2077.

A vida da Lua em 2020 está sendo bastante agitada, e já relatamos aqui muitas notícias relacionadas a ela este ano. Um exemplo, que foi anunciado na última segunda-feira (26), é de que os cientistas encontraram água molecular na superfície iluminada da Lua. Isso é excitante porque não pensava-se que a água conseguisse se manter por lá na superfície iluminada, embora nas sombras das crateras e no lado oculto seja consideravelmente abundante.

Lua azul, passagem do tempo e folclore

Não há nenhum significado para a Lua Azul na astrologia – pelo menos não na astrologia mais comum. Os significados dela estão apenas relacionados à passagem do tempo. A primeira relação, é claro, é com o Halloween, que se torna mais real à medida que surja uma Lua Cheia no céu, mas isso é uma construção cultural muito mais recente do que a astrologia.

Continua depois da publicidade

O segundo significado temporal envolve a marcação do tempo. No hemisfério norte, a Lua Cheia de outubro recebe o nome de Hunter’s Moon (Lua do Caçador). Como esse ano houve duas, somente a segunda recebe esse nome. Trata-se da marcação da preparação para o inverno. Agora é o momento de se caçar e estocar comida (mas para o Brasil essa classificação não faz sentido). 

Além disso, conforme a NASA, esta também é a Beaver Moon (Lua do Castor), para os povos nativos do território dos Estados Unidos. E há duas interpretações para o nome. Uma hipótese é a de que chegou o momento de colocar armadilhas e caçar castores para se alimentar no inverno. A segunda hipótese é a de que eles observavam que a partir da Lua Cheia de outubro os castores ficavam agitados, preparando-se, também para o inverno.

De qualquer forma, em quaisquer culturas que o inverno causa grandes transtornos na produtividade da agricultura e na caça (na maior parte do território do Brasil não há um transtorno tão grande, embora geadas possam atrapalhar, às vezes), essa lua exerce grande importância nesse sentido. Hoje, a Lua Cheia do Halloween é apenas um motivo de superstição.

Continua depois da publicidade

Com informações de NY Times, IFL Science  e NASA.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.