A adaga do rei Tutancâmon provavelmente foi um presente

Lorena Franqueto

A adaga do rei Tutancâmon, um punhal com cabo de ouro encontrada na sua tumba e, provavelmente feita com material do espaço sideral. Isto é, de acordo com as primeiras análises, o objeto possui em sua composição ferro, níquel e cobalto, todos elementos tradicionais de meteoritos de Ferro. Contudo, ainda é incerto se a adaga foi fabricada na Anatólia (atual Turquia), segundo estudo da Meteoritics and Planetary Science, ou em outro local conforme o livro Iron from Tutankhamon’s Tumb.

Vale ressaltar que o rei “Tut” começou seu reinado aos 8 anos e morreu com 19, governando do período de 1333 aC a 1323 aC., numa fase que o Egito ainda não fundia o ferro.

Mw2Jp4LznaN3HHVEL67CDe 970 80.jpg
Pesquisadores ainda não entram em consenso sobre a origem da adaga do rei Tut. Imagem: Hannes Magerstaedt/Getty Images.

A origem da adaga do rei Tut

Conforme o primeiro estudo, após análises químicas em ambos os lados do punhal, um dos materiais base do objeto é um adesivo em gesso de cal, comumente usado na região da Anatólia, mas pouco difundida no Egito. Pelos registros históricos, há indicações que o rei de Mitani (na Anatólia) presenteou Amenhotep III, avô de Tutancâmon, com uma adaga de ferro.

Também nessa estudo, os autores descobriram a metodologia para confecção do objeto. Ou seja, a lâmina de ferro provavelmente foi forjada em uma baixa temperatura, cerca de menos de 950°C.

No entanto, o livro pela editora American University in Cairo Press de fevereiro de 2022, indicou uma impossibilidade em determinar a origem da adaga do rei Tut. Nessa última pesquisa, um dos cristais na ponta da lâmina é parecido com materiais utilizados no Egeu.

“Atualmente é impossível chegar a uma conclusão confiável sobre a origem dos objetos de ferro de Tutankhamon ou o artesãos e materiais envolvidos”, escreveram os autores.

A adaga forjada em ferro dos ceus 1
As imagens mostram a adaga forjada com elementos do céus. Imagem: Albert Jambon

A reação dos demais estudiosos da área

Para pesquisadores contatados pela Live Science, infelizmente, as informações permanecem conflitantes. De acordo com Albert Jambon, pesquisador da Universidade Sorbonne, o gesso de cal não foi utilizado com adesivo, uma vez que o pó de calcário era utilizado como forma de limpeza para os artefatos de Tutancâmon em 1920. Além disso, para Jambon, o punho e a lâmina parecem ser partes separadas e, por isso, podem ter sido fabricadas em locais distintos.

Por fim, para a arqueóloga da Universidade Johns Hopkins, Marian Feldman, para confirmação do local de origem da adaga de Tut, ainda são necessárias mais pesquisas. Porém, seria um achado interessante para confirmar as relações diplomáticas entre o Egito e outras regiões.