Os cogumelos são corpos frutíferos de fungos, que são cultivados a partir de uma rede de filamentos microscópicos chamados hifas. Eles são classificados como organismos eucarióticos e podem ser encontrados em uma variedade de ambientes, incluindo solos e como simbiontes de plantas. Eles vêm em muitas formas, cores e tamanhos diferentes e podem ser comestíveis ou venenosos. Nesse contexto, confira esses 13 cogumelos muito bonitos e estranhamente bizarros.
Cogumelos bonitos e bizarros: uma lista com 13 tipos encantadores
É possível encontrar uma grande variedade de cogumelos, cerca de 14.000 espécies, que habitam o solo úmido das florestas, troncos de árvores e esterco. Entre eles, é comum encontrar algumas espécies de aparência incomum, que fogem completamente da imagem estereotipada que temos de um cogumelo em livros de histórias.
Há também espécies que, apesar de não possuírem formas exclusivas, apresentam cores deslumbrantes como azul royal, índigo e até mesmo bioluminescentes. Muitos dos cogumelos mais estranhos e fascinantes do mundo são bastante difíceis de encontrar, visto sua raridade.
Dito isso, conheça 13 dos cogumelos mais bonitos, diferentes e raros do mundo.
1. Juba de Leão (Hericium erinaceus)
Cogumelo fibroso e estranho conhecido por vários nomes: juba de leão, dente barbudo, ouriço, ouriço barbudo, barba de sátiro ou cogumelo pom pom. Ele cresce em árvores de madeira dura na América do Norte, Ásia e Europa. Os espinhos brotam de um único ponto no cogumelo e caem em cascata. São de cor branca e arredondados.
2. Puffball (Basidiomycota)
Os cogumelos puffball pertencem à divisão Basidiomycota e possuem características únicas, como o desenvolvimento interno dos esporos e a ausência de uma tampa aberta com brânquias. Eles parecem semelhantes a cogumelos brancos, mas são frequentemente maiores e cobertos por espinhos parecidos com pelos. São chamados de puffballs devido à liberação de nuvens de esporos ao serem abertos ou quando são atingidos.
3. Indigo Milk Cap (Lactarius indigo)
Este é um cogumelo roxo-azulado com látex índigo que sangra ao ser cortado, pertencente ao gênero Lactarius e encontrado em florestas de coníferas e caducifólias da América do Norte, Ásia e América Central. Quanto mais azul o corpo, mais fresco o cogumelo é.
4. Treliça Stinkhorn (Clathrus ruber)
Stinkhorn treliçado ou stinkhorn cesta é um cogumelo estranho com uma aparência esponjosa e vermelha semelhante a uma gaiola, que pode ser encontrado em lugares gramados, serapilheira e solo do jardim. Ele é conhecido por ter um cheiro considerável, daí o “fedor” em seu nome.
5. Dente Sangrento (Hydnellum peckii)
Cogumelo dente sangrento é um cogumelo que exala um suco vermelho brilhante, semelhante ao sangue, quando jovem. À medida que envelhece, perde essa característica e se torna marrom-acinzentado. É encontrado na América do Norte, Europa, Irã e Coréia.
6. Ametista Enganadora (Laccaria amethystina)
O cogumelo ametista é distinto por sua cor púrpura vibrante, mas perde a cor com a idade. Eles podem ser encontrados em florestas temperadas na América do Norte, Central e do Sul, Europa e Ásia.
7. Senhora Velada (Phallus indusiatus)
O cogumelo velado tem uma aparência sofisticada, com uma saia rendada que chama atenção, mas é sua tampa revestida de lodo marrom-esverdeado que ajuda a dispersar seus esporos e capturar presas, como moscas e insetos.
8. Fungo Bioluminescente (Mycena chlorophos)
Este cogumelo pode brilhar no escuro, emitindo sua luz verde mais brilhante quando a temperatura é de 81 graus e cerca de um dia após a formação e abertura da tampa. Depois disso, o brilho diminui até que seja indetectável a olho nu. Ele prefere climas tropicais e subtropicais, como na Ásia e no Pacífico, onde pode brilhar facilmente. A bioluminescência fúngica é um tópico popular de estudo.
9. Dog Stinkhorn (Mutinus caninus)
O cogumelo cão stinkhorn começa como um ovo na serapilheira e depois se torna uma estranha haste de ponta marrom. Ele se expande rapidamente em poucas horas e sua ponta é coberta por um lodo fedorento com esporos para atrair insetos.
10. Blue Pinkgill (Entoloma hochstetteri)
O cogumelo Entoloma hochstetteri é azul royal e tem uma cabeça em forma de cone. Possui três pigmentos de azuleno que originaram para sua cor única. Além disso, é encontrado na Nova Zelândia e na Índia, onde é chamado de werewere-kokako pelos Māori. Em 2002, foi incluído em um conjunto de selos fúngicos emitidos na Nova Zelândia e foi destaque no verso da nota de $ 50.
11. Cauda de Peru (Trametes versicolor)
Cauda de peru é um cogumelo com cores celebradas. Ele é mais ornamental que o pássaro terrestre que leva o mesmo nome. Suas cores variavam de acordo com a idade e localização, mas às vezes apresenta verde em destaque em seus anéis tingidos de cobre.
12. Charuto do Diabo (Chorioactis geaster)
O charuto do diabo é um cogumelo raro encontrado no Texas e no Japão, e os cientistas ainda não sabem por que ele tem uma distribuição disjunta. Além disso, sua aparência é incomum, parecendo mais uma flor ou estrela do que um cogumelo tradicional.
13. Cogumelo Cerebral (Gyromitra esculenta)
Os cogumelos do cérebro têm uma aparência semelhante a um cérebro, são encontrados principalmente na Grã-Bretanha, Irlanda, Europa e América do Norte, e preservados em florestas de coníferas montanhosas. Eles podem ser confundidos com cogumelos verdadeiros, mas têm mais lóbulos e não possuem os poços semelhantes a crateras dos verdadeiros morels.