A lista anual de fotógrafos de vida selvagem do ano, People’s Choice, evidenciou animais de diversos lugares da Terra. De flamingos extravagantes a raposas afetuosas, as imagens são um espetáculo à parte e mostram o reino animal de forma impressionante, retratando sua grandiosidade.
O People’s Choice Award, administrado pelo Museu de História Natural de Londres, está aberto a visitantes de todo o mundo, que podem escolher sua imagem favorita no site do concurso até 2 de fevereiro de 2023. A fotografia que vencer, ficará exposta no museu até julho de 2023, quando será o encerramento da exposição.
Prêmio People’s Choice de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano
Ao todo, 25 imagens estão concorrendo ao prêmio People’s Choice de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. A seguir, está a lista das fotos selecionadas e que despertam fascínio; confira!
1. Bebê babuíno agarrado na mãe morta
O lado cruel da natureza é destacado nesta fotografia de uma fêmea de leopardo (Panthera pardus) que acabara de matar uma mãe babuína no Parque Nacional South Luangwa, na Zâmbia. O bebê babuíno agarrou-se à mãe enquanto a leopardo caminhava de volta para seu próprio bebê. O filhote de leopardo então brincou com o bebê babuíno por uma hora antes de matá-lo – uma lição de caça brutal para o jovem gato.
2. Golfinhos
Três golfinhos baleia franca do norte (Lissodelphis borealis) foram capturados pelas lentes do fotógrafo americano Jodi Frediani num belo dia de mar calmo em Monterey Bay, Califórnia.
3. O majestoso Olobor
A fotógrafa espanhola Marina Cano conseguiu capturar um verdadeiro retrato do majestoso Olobor, um leão (Panthera leo) que é um dos cinco no orgulho Black Rock da Reserva Nacional Masai Mara do Quênia.
4. Loba cinzenta solitária
O fotógrafo britânico Bertie Gregory estava em um bote em busca de ursos negros quando avistou uma fêmea solitária – uma loba cinzenta (Canis lupus) na Ilha de Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá. Gregory montou uma câmera remota à frente do caminho do lobo e então saiu do caminho, registrando a imagem quando o animal passou.
5. Texugo noturno
Para esse registro, o fotógrafo Sami Vartianinen, da Finlândia, passou 45 minutos mágicos e noturnos observando o texugo (Meles meles) andando por uma floresta perto de Helsinque.
6. Olhar de lebre
Camuflada, a lebre foi fotografada em meio à neve enquanto a fotógrafa Deena Sveinsson, dos Estados Unidos estava caminhando no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado.
7. Raposa afetuosa
Há afetuosidade entre os animais. É o que mostra a foto de duas raposas (Vulpes vulpes) que se acariciam afetuosamente na Ilha Prince Edward, no Canadá.
8. Cavalo-marinho gestante
O cavalo-marinho macho de Bargibant (Hippocampus bargibanti), que mede apenas cerca de 2 centímetros de comprimento, estava gestando filhotes, que eclodem como versões minúsculas de seus pais após duas semanas.
9. Leopardo das neves
Com um registro impressionante, um leopardo-das-neves é enquadrado contra as impressionantes montanhas do norte da Índia.
10. Conto de uma raposa
Os impactos que os humanos podem ter com relação aos animais selvagens são desastrosos. Nessa imagem, a triste história dessa raposa em Bristol, na Inglaterra, é contada. O animal sofreu um ferimento depois de se enroscar em uma rede de construção. Mais tarde, a raposa foi captura e teve seu ferimento tratado, mas após seis meses foi atropelada e morreu.
11. Gaivota colorida
Uma linda gaivota com o bico vermelho e amarelo foi fotografada na ilha japonesa de Hokkaido pela fotógrafa francesa Chloé Bès, que enfrentou o frio para fazer o registro minimalista.
12. Vida e arte
Arquitetada, a fotografia feita pelo espanhol Eduardo Blanco Mendizabal faz o diálogo entre vida e arte. O fotógrafo sabia que a parede decorada de sua cidade natal, Corella, era um lugar comum para ver lagartixas, Mendizabal saiu com uma câmera para esperar a foto perfeita.
13. Lixo da Covid
Preso tragicamente numa luva cirúrgica descartada em um canal na Holanda, um poleiro jovem desencadeou um estudo científico sobre os impactos na vida selvagem relacionados ao Covid-19.
14. Fêmeas em combate
Para surpresa do fotógrafo espanhol Miquel Angel Artús Illana, as duas fêmeas de bois-almiscarados (Ovibos moschatus) enfrentaram-se no Parque Nacional Dovrefjell-Sundalsfjella, na Noruega.
15. Gato caçador
O fotógrafo polonês Michał Michlewicz rastreou um fluxo constante de atividade num celeiro abandonado na vila de Radolinek, na Polônia: um texugo, um martin, uma raposa e muitos gatos. O gato capturou e matou um tentilhão.
16. Rã dos olhos de rubi
Uma rã-de-vidro Mindo fêmea (Nymphargus balionotus) na Reserva Río Manduriacu, no sopé dos Andes equatorianos foi fotografada pelo fotógrafo espanhol Jaime Culebras.
17. Um dos felinos mais raros do mundo
Por pura persistência, Sebastian Kennerknecht fotografou um gato dourado africano (Caracal aurata) em Uganda, um dos felinos mais raros do mundo. Após fugir da área para evitar um ataque de elefante da floresta, ele e um amigo biólogo voltaram para montar uma armadilha fotográfica.
18. Gato azarado
A foto de um gato andino (Leopardus jacobita), empalhado e pendurado em um galpão, em Abra Granada, Argentina, ilustra bem a crença de que ele é um amuleto para a fertilidade do gado.
19. Ataque de vespa
Feita no Peru, a imagem de uma vespa que acaba de vencer a batalha com uma aranha Ctenus e que se prepara para arrastar a aranha paralisada para longe, mostra as artimanhas, por vezes improváveis, da vida selvagem.
20. Bebês flamingos
Tirada na Reserva da Biosfera Ría Lagartos, na Península de Yucatán, no México, o fotógrafo Claudio Contreras Koob registrou um berçário de flamingos, guardado por adultos atentos.
21. Aquecimento animal
Registrada nas montanhas Qinling, na província de Shaanxi, o último lugar na Terra onde os ameaçados macacos-de-nariz-arrebitado (Rhinopithecus roxellana) vivem em estado selvagem, essa imagem mostra duas fêmeas e um macho se aconchegando para amenizar o frio que chega a menos 10 graus Celsius.
22. Pesca ilegal de enguias de vidro
Uma imagem sobrenatural mostrou a situação das enguias europeias (Anguilla anguilla) que migram da costa da Europa para o Mar dos Sargaços, no Atlântico Norte, para desovar, e seus filhotes, conhecidos como enguias de vidro por sua aparência transparente, são pescados como uma iguaria acentuando a situação crítica de ameaça de extinção.
23. Pintadas com crista
Enquanto observava um bando de pintadas com crista (Guttera pucherani), o fotógrafo sul-africano Richard Flack percebeu que uma ave começou a coçar a orelha da outro. Imóvel e com a boca aberta, a ave recebia a atenção como se dissesse “esse é o lugar!”.
24. Filhote de urso polar em registro bucólico
Uma foto bucólica perto da Baía de Hudson, onde um filhote de urso polar (Ursus maritimus) estava brincando, foi feita pelo fotógrafo canadense Martin Gregus mostrando muita fofura.
25. Hiena de estrada
Capturada pelo fotógrafo britânico Sam Rowley fora da cidade de Harar, na Etiópia, esta hiena é o membro de classificação mais baixa de um grupo local conhecido como Clã da Estrada.