As bananeiras são plantas surpreendentes para crescer na paisagem doméstica. São uma das plantas mais comuns no Brasil e em muitos outros países tropicais. Se você já viu ou cultivou bananeiras, então você deve ter notado bananeiras morrendo após produzirem frutos. Por que as bananeiras morrem após frutificar?
Razões para a bananeira morrer
As bananeiras levam cerca de nove meses para crescer e produzir bananas, e, após colhidas as frutas, a planta morre. Parece quase triste, mas essa não é a história toda.
As bananeiras, na verdade, são plantas herbáceas perenes, compostas por um “pseudostem” que, na verdade, é um cilindro de bainhas foliares que podem crescer até 6 a 7,5 metros de altura.
Uma vez que a planta tenha frutificado, ela decai e os brotos começam a crescer em torno da base da planta-mãe. Estes brotos podem ser removidos e transplantados para cultivar novas bananeiras e um ou dois podem ser deixados para crescer no lugar da planta-mãe.
Assim, como é possível ver, embora a árvore-mãe morra, ela é substituída por bananeiras “bebês” quase imediatamente. Como elas estão crescendo a partir do cormo da planta-mãe, elas serão exatamente como ela em todos os aspectos.
Se sua bananeira estiver morrendo após ter dado bananas fresquinhas, não se preocupe. Em nove meses, os brotos crescerão e estarão prontos para produzir novos cachos de bananas.