O açúcar vem de duas culturas-chave: a beterraba e a cana-de-açúcar, que são cultivadas em climas diferentes em todo o mundo. A beterraba prospera em climas mais frios e úmidos. A cana-de-açúcar é o oposto: ela prospera em áreas quentes e tropicais e vem dominando o mercado de açúcar há séculos.
O hemisfério sul é o lar dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo. Como você pode imaginar, o calor extremo e a falta de chuva levam à seca, o que reduz o volume de cana que pode ser colhida. No entanto, nem tudo isso são más notícias; tal clima pode levar a colheitas de cana muito menores, mas o calor extremo pode aumentar o rendimento da sacarose da cana.
Nesta lista, apresentamos os 10 países que mais produzem açúcar, conforme o último relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
1. Brasil
- Produção (MT): 721,077,287
A cana-de-açúcar é a principal fonte de produtos de açúcar no país. A região Centro-Sul do Brasil é o coração da indústria canavieira. Isto também torna o Brasil um dos maiores produtores de etanol (utilizado como combustível para automóveis) a partir do melaço residual.
2. Índia
- Produção (MT): 361,037,000
A Índia é um dos maiores exportadores de açúcar do mundo. Maharashtra, Uttar Pradesh, Punjab e Bihar são as regiões produtoras de açúcar do país.
3. China
- Produção (MT): 123,460,500
A China enriqueceu muito a história do cultivo da cana-de-açúcar desde o século IV, mas até 654 EC eles não tinham conhecimento do refino do açúcar de cana-de-açúcar. Embora seja um dos maiores países produtores de açúcar, a maioria de seus produtos é utilizada no mercado interno. Portanto, ele importa açúcar para atender a sua demanda de açúcar.
4. Tailândia
- Produção (MT): 98,400,000
Este país é o maior exportador de açúcar do mundo devido à baixa demanda de açúcar em seu mercado interno. Seu cultivo maciço de cana-de-açúcar complementou com as chuvas, melhores variedades de cana e uso excessivo de fertilizantes de qualidade. É também um grande exportador de produtos de melaço obtidos de xaropes e sólidos de cana-de-açúcar.
5. Paquistão
- Produção (MT): 58,397,000
A cana-de-açúcar é a principal cultura comercial do país que ajuda a economia do Paquistão em um grau significativo. Após atender sua demanda interna, exporta açúcar para os países vizinhos como Afeganistão, Tadjiquistão e outros países da Ásia Central.
6. México
- Produção (MT): 50,946,483
O país surgiu como um dos principais produtores de cana-de-açúcar, principalmente para produzir bioenergia sustentável a partir de subprodutos da cana-de-açúcar.
7. Colômbia
- Produção (MT): 33,363,560
Este é o único país onde a cana-de-açúcar é colhida durante todo o ano, especialmente no Vale do Rio Cauca.
8. Filipinas
- Produção (MT): 32,000,000
A cana-de-açúcar é a principal cultura comercial do país porque dá cerca de 0,7 milhões de empregos. O país produz cana-de-açúcar para atender sua demanda interna, assim como para atender a quota de exportação dos EUA.
9. Indonésia
- Produção (MT): 28,700,000
O país emergiu como um dos 10 principais países que produzem mais açúcar, mas as instalações de processamento não são impressionantes devido à falta de refinarias para permitir o consumo direto de seu próprio açúcar.
10. Estados Unidos da América
- Produção (MT): 29,235,877
É o quinto maior consumidor de açúcar no mundo, fato que os força a cultivar a cana-de-açúcar. A maior parte do cultivo de cana-de-açúcar vem da Flórida, Havaí, Louisiana e Texas.