As 7 espécies de tubarões mais conhecidas

Milena Elísios

Embora existam centenas de espécies diferentes de tubarões, algumas espécies são mais conhecidas do que outras. A maioria delas é conhecida devido às manchetes de ataques nos jornais, pelo tamanho ou atributos físicos únicos. Abaixo listamos as 7 das espécies de tubarões mais conhecidas.

1. Tubarão-branco

O grande tubarão-branco é um dos tubarões mais conhecidos, principalmente por ser considerado frequentemente culpado de ataques a seres humanos nadando ou surfando no mar. O tubarão-branco é encontrado em todos os principais oceanos e mede cerca de quatro a seis metros de comprimento, com um peso impressionante de mais de 2.200 quilos (2 toneladas).

A imagem em destaque mostra um tubarão-branco.

2. Tubarão-tigre

tubarão-tigre

Esta espécie de tubarão difere de seus pares, pois ganhou a reputação de comer uma grande variedade de animais e até objetos inanimados. Atingem aproximadamente 4,5 metros e preferem águas mais quentes. Devido à sua falta de discernimento em relação à alimentação e à sua prevalência nas águas costeiras, o tubarão-tigre é um dos mais perigosos para os seres humanos e é o principal responsável por ataques na costa brasileira.

3. Tubarão-lixa

tubarão-lixa

Os tubarões-lixa preferem águas temperadas rasas e podem ser encontrados patinando no fundo do oceano, em planícies de areia ou em um recife em busca de comida. Os tubarões-lixa atingem um comprimento médio de cerca de 4,3 metros e pesam apenas cerca de 150 quilos.

4. Tubarão-baleia

tubarão-baleia

O tubarão-baleia é o maior peixe vivo atualmente e atinge uma média surpreendente de mais de 12,5 metros. Felizmente, este espécime se alimenta apenas de plâncton e pequenos peixes através de um sistema de filtro (semelhante às placas de barbatanas encontradas nas baleias).

Estes tubarões optam por águas mais quentes e vivem em mar aberto, não entrando em áreas costeiras mais rasas.

5. Tubarão-touro

tubarão-touro

O tubarão-touro é conhecido por ser imprevisível e agressivo, mesmo em relação aos seres humanos. É responsável por muitos dos ataques e mortes registrados a cada ano e é reconhecido como a maior ameaça das pessoas em termos de ataques de tubarão.

O tubarão-touro é encontrado em águas quentes e rasas e pode viver em ambientes de água doce e salgada. Isso aumenta a ameaça, pois eles também podem entrar em rios e lagos.

6. Tubarão-martelo

tubarão-martelo

Os tubarões-martelo podem ser encontrados em águas rasas em todo o mundo e atingem um comprimento médio de 1 a 6 metros.

Tubarões-martelo ganharam seu nome devido às saliências achatadas de ambos os lados de sua cabeça, dando à cabeça uma aparência achatada e semelhante a um martelo.

7. Tubarão-azul

tubarão-azul

O tubarão-azul prefere as águas profundas e frias dos oceanos tropicais e temperados e é famoso por seu comportamento migratório. Os tubarões-azuis se movem lentamente (embora sejam capazes de movimentos mais rápidos, se necessário) e dão à luz ninhadas bastante grandes — de 25 a 100 filhotes.

Compartilhar