Pinguim escapa de orcas saltando em um barco turístico

Amanda dos Santos
Pinguim salvo em um barco turístico. Imagem: Kennedy News Media

Uma cena da vida selvagem foi testemunhada ao vivo por diversos turistas entre icebergs no Estreito de Gerlache, na Antártica. Um grupo de orcas perseguia o pinguim solitário que, de repente, se lançou sobre um barco turístico. Ele gerou imagens incríveis.

A filmagem foi capturada pelo blogueiro de viagens Matt Karsten e sua parceira, que estavam a bordo do barco Zodiac à deriva ao longo do Estreito de Gerlache. O casal viu pela primeira vez as baleias-assassinas nadando diretamente para a câmera subaquática de Karsten. Logo após, os curiosos ficaram distraídos com o pinguim.

Perseguição rumo ao pinguim

O pinguim disparou em direção a um bote quando se viu perseguido, saltando na água. Infelizmente, sua primeira tentativa terminou com ele sendo lançado de volta ao mar, porque bateu na lateral de borracha. Mesmo assim, o animal não desistiu e conseguiu embarcar com a ajuda de um dos observadores preocupados.

Logicamente, não é aconselhável se aproximar tanto de animais selvagens, já que pode acabar mal para todos na situação. Mas, no calor do momento, muitos simpatizaram e torceram pelo pinguim. Karsten disse que foi como ver pessoalmente um episódio da National Geographic. “Imagino que o pinguim tenha ficado muito aliviado ao fugir”, relatou.

As orcas seguiram o barco por um tempo. No final, desistiram e deixaram o pinguim a salvo com seus novos amigos. Depois de navegar um pouco, ele se despediu do barco e saltou na água gelada.

Outro barco ficou no centro de um drama semelhante na Austrália recentemente, quando um barco de observação de baleias se tornou uma ferramenta essencial na batalha entre uma baleia jubarte e 15 orcas. Apesar das tentativas prolongadas e coreografadas de afogar a baleia, com as orcas dando tapas na cauda, ela sobreviveu com ferimentos na barbatana dorsal. A cauda e as barbatanas peitorais não sofreram o ataque.

Compartilhar