Esta semana milhares de tartarugas ficaram paralisadas e tiveram de ser resgatadas na costa do Texas, Estados Unidos. Um exército de voluntários se encarregou de resgatar os animais ameaçados, apesar do clima adverso que passa pelo local.
Somente na última sexta-feira, quase 7.000 tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçudas (Caretta caretta) e tartarugas marinhas Ridley de Kemp (Lepidochelys kempii) foram resgatadas ao longo da costa do Texas, segundo a Live Science.
As tartarugas ficaram paralisadas, mas porque?
O grande culpado é o inverno rigoroso que atinge grande parte dos Estados Unidos, que enfrenta temperaturas baixíssimas. A medida em que a temperatura do mar despenca abaixo de 10 graus Celsius os batimentos cardíacos das tartarugas diminuem e elas ficam paralisadas. Com isso, elas perdem sua capacidade de nadar ficando a deriva e a mercê de predadores, batidas de barco e até mesmo afogamento.
Quando as temperaturas caem as tartarugas geralmente migram para climas mais amenos e águas mais quentes, mas acontece que as temperaturas simplesmente caíram rápido demais para que elas pudessem reagir.
“Este é o maior evento de atordoamento pelo frio a ocorrer nos Estados Unidos desde que a NOAA começou a manter registros sobre esses eventos”, disse Donna Shaver, coordenadora da Rede de Salvamento e Encalhe de Tartarugas Marinhas, à National Geographic.
As dificuldades em resgatar as tartarugas ameaçadas
Para resgatar os animais, os voluntários improvisaram uma pequena força tarefa com barcos particulares e navios de guarda florestais do Texas e navegaram recolhendo as tartarugas que ficaram paralisadas. Enquanto isso outros grupos resgatavam os animais que apareciam nas praias. Todo este trabalho precisou ser feito durante uma grande tempestade de inverno que deixou muitas pessoas sem aquecimento, energia e água corrente.
Texas Game Wardens assigned to Cameron county rescued 141 sea turtles from the frigid waters of the Brownsville Ship Channel and surrounding bays. The sea turtles were transported via the PV Murchison, operated by Sgt. Game Warden Duke and B/M Bowers-Vest. pic.twitter.com/LqFBrElTog
— Texas Game Warden (@TexasGameWarden) February 17, 2021
Após o resgate, os répteis foram levados instalações de reabilitação da Sea Turtle, Inc. e do South Padre Island Convention Center, de acordo com o Texas Monthly. No local, as tartarugas são mantidas aquecidas dentro de instalações alimentadas por geradores.
https://www.instagram.com/p/CLXFtzZrDkJ/