USP Disponibiliza de Graça Livro Didático Sobre Astrobiologia
 

AstrobiologiaCiênciaUSP Disponibiliza de Graça Livro Didático Sobre Astrobiologia

Diógenes Henrique26 de agosto de 20165 min

Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo (USP) colocam à disposição para downlaod o livro Astrobiologia – uma ciência emergente.

A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro, na Terra e, possivelmente, em outros planetas e luas. Por ser multi e interdisciplinar, a Astrobiologia é, acima de tudo, uma ferramenta para facilitar a comunicação e interação entre especialistas de diferentes áreas do conhecimento científico, e também com a população em geral, já que trata de temas que despertam um grande interesse.

Pela primeira vez, temos as ferramentas tecnológicas e o rigor científico à disposição para lidar com alguns dos problemas mais complexos e antigos da humanidade: De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sozinhos no Universo? A Astrobiologia procura responder essas perguntas baseando-se na história da vida na Terra e suas relações com o planeta, extrapolando esse conhecimento para o desenvolvimento de metodologias para o estudo de outros mundos, seja com robôs, missões tripuladas ou técnicas astronômicas. Os cientistas dessa área estão desbravando novas fronteiras do conhecimento humano. Mas esse é apenas o início desse esforço interdisciplinar e internacional, que já está se estabelecendo também aqui no Brasil.

O livro Astrobiologia – uma ciência emergente conta com textos de pesquisadores de várias áreas científicas, escrito em linguagem acessível e abordando assuntos relacionados ao estudo da origem, evolução, distribuição, e do futuro da vida no Universo, seja a vida em nosso planeta ou à busca de condições e formas de vida extraterrestre. O capítulos desta primeira edição do livro abordaram desde a origem da vida, passando pelos extremófilos (organismos com extraordinária capacidade de viver em ambientes extremos), pelas luas com possíveis condições de abrigar vida em nosso Sistema Solar, chegando até às buscas por vida fora da Terra e aos exoplanetas que foram descobertos nos últimos anos, e desembarcando no debate sobre o futuro da vida na Terra e no Universo.

O download do livro pode ser feito neste link em PDF e Epub.

Fonte: USP – Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia

Imagem: concepção artística da superfície de Europa, uma das luas de Júpiter.