NASA se lembra do astronauta mais experiente da agência

A seguir, uma declaração do atual Administrador da NASA, Robert Lightfook, sobre o falecimento de John Young, que morreu na noite de Sexta após complicações causadas por uma pneumonia aos 87 anos. Young é o...

1522 0

A seguir, uma declaração do atual Administrador da NASA, Robert Lightfook, sobre o falecimento de John Young, que morreu na noite de Sexta após complicações causadas por uma pneumonia aos 87 anos. Young é o único astronauta da agência que voou ao espaço como parte dos programas da Gemini, Apollo e Ônibus Espacial, e o primeiro a voar ao espaço seis vezes:

“Hoje, a NASA e o mundo perderam um pioneiro. O astronauta John Young, com uma carreira histórica que embraçou três gerações de voo espacial; nós vamos repousar em seus ombros enquanto olhamos adiante para a próxima fronteira humana.

“John foi parte do grupo de pioneiros espaciais cuja bravura e comprometimento deram a faísca para as primeiras grandes conquistas de nossa nação no espaço. Mas, não contente com isso, suas contribuições práticas continuaram bem depois de seu último (de seis) voo espacial — um recorde mundial na época de sua aposentadoria do cockpit.

“Entre seu serviço na Marinha Americana, onde ele se aposentou no ranking de Capitão, e seu trabalho posterior como civil na NASA, John dedicou toda sua vida em serviço para nosso país. Sua carreira incluiu o sonho dos pilotos de testes em dois “voos pioneiros” em uma nova nave espacial — com Gus Grissom na Gemini 3, e como Comandante da STS-1, a primeira missão do Ônibus Espacial, que alguns chamaram de ‘o voo de teste mais ousado da história.’ Ele voou como Comandante na Gemini 10, a primeira missão a manobrar com duas naves espaciais separadas no curso de um único voo. Ele orbitou a Lua na Apollo 10, e pousou lá como Comandante da missão Apollo 16. Na STS-9, seu voo final, e em uma icônica apresentação de piloto de teste ‘legal‘, ele pousou o ônibus com um incêndio na parte traseira.

“Eu participei em muitos Space Shuttle Flight Readiness Reviews com John, e vou sempre me lembrar dele como o clássico ‘engenheiro incrível‘ da Georgia Tech, que tinha uma habilidade estranha de cortar o coração de um problema técnico por colocar a pergunta perfeita — seguida de sua frase icônica, ‘Apenas perguntando…‘

“John Young estava na frente da exploração espacial humana com seu equilíbrio, talento, e tenacidade. Ele era em todos os sentidos ‘o astronauta dos astronautas’. Vamos sentir falta dele.”

Para mais informações sobre a carreira de Young na NASA, visite o perfil dele clicando aqui.

Publicação arquivada em