Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Univesp disponibiliza videoaulas de astronomia de graça

A astronomia tem sido um grande tópico nos últimos anos, com descobertas que mudaram nosso entendimento do universo e com tecnologia de ponta para robôs e sondas, que vêm estudando os planetas do nosso sistema solar, conquistando cometas e asteroides. Isso é tudo muito interessante, e, com um pouco mais de entendimento sobre esse ramo da ciência, podemos absorver ainda mais das novidades. Para quem gosta do assunto e para aqueles que não querem ficar de fora das novidades científicas na área, a Univesp TV mantém na internet, de graça, videoaulas do curso regular de graduação do primeiro semestre de 2014 em Astronomia.

A Univesp TV

A Univesp TV nasceu em 2008, junto com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Em setembro de 2009, entrou no ar o canal digital 2.2 da multiprogramação da TV Cultura. A programação do canal fica no ar das sete horas até à uma hora da manhã do dia seguinte. O objetivo principal é apoiar o aprendizado dos alunos de cursos da Univesp. Hoje, são produzidos programas diretamente ligados aos cursos, exibidos simultaneamente para todos os polos da Univesp no Estado de São Paulo, durante os encontros presenciais dos 1.350 alunos do curso de Pedagogia Unesp/Univesp, dos 720 alunos do Curso de Licenciatura em Ciências, e dos 2 mil alunos da Especialização em Ética Valores e Cidadania, oferecida pela USP para professores da rede pública.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Pelo fato de a Univesp TV ser totalmente sustentada por recursos públicos, estar no espectro de televisões abertas e gratuitas e integrar a Fundação Padre Anchieta, ela ocupa o tempo não utilizado pelos cursos para transmitir uma programação voltada para a formação integral do cidadão, que visa especialmente aumentar o repertório dos professores da escola pública, e por isso concentrada em assuntos de educação e conhecimento científico. Assim, há programas jornalísticos como Ensino Superior, Desafios da Educação, Notícias Univesp, documentários nacionais e estrangeiros, filmes e musicais – como um dos sucessos da Univesp TV o Inglês com Música.

O curso de Astronomia

O curso foi ministrado pelo Professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Astronomia: Uma Visão Geral I é a primeira parte do curso, que é destinado aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, mas também é aberto a toda a comunidade. Visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia, os tópicos são oferecidos com destaque nesta parte conta uma visão geral e com as últimas descobertas e também com questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. Nesta primeira parte, uma visão geral em Astronomia são vistos os tópicos referentes a : Instrumentação Astronômica, Sistema Solar e Exoplanetas e Estrelas. Confira as aulas na playlist Astronomia – Visão Geral I neste link, ou diretamente no site do curso, na Univesp TV Online.

Astronomia: Uma visão geral II. Esta parte complementa a primeira com mais 31 vídeos, tratando de assuntos mais específicos tais como galáxias, A Via Láctea, distribuição de galáxias no universo, lentes gravitacionais, a origem do universo e matéria escura e energia escura, entre outros. Essa segunda parte do curso pode ser conferida na playlist Astronomia – Visão Geral II neste link ou diretamente no endereço do curso na página da Univesp TV Online.

Bibliografia do curso. A bibliografia indicada na descrição do curso é:

Publicidade. A leitura continua abaixo.

– “ABCD da Astronomia e Astrofísica”, J. E. Horvath, Livraria da Física, 2008.
– “Astronomia: Uma Visão Geral do Universo”, A. Friaça, E. M. G. Dal Pino, L. Sodré Jr. & V. Jatenco-Pereira, EDUSP, 2003.
– “Astronomy: a Beginner’s Guide to the Universe”, E. Chaisson & S. Mcmillan, Prentice Hall, 1998.
– “Voyages Through the Universe”, A. Fraknoi, D. Morrison & S. C. Wolff, Saunders College Publishers, 1997.

Por ser um curso voltado para alunos de graduação da USP, o curso não conta com a emissão de certificado. Contudo, o conhecimento disponível nas videoaulas são de primeiríssima qualidade e as recomendamos a todos que têm interesse na área.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...