Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tubarão-tigre nas Bahamas. Seu nome de dá a essas manchas que possui durante a juventude. (Imagem de Wikimedia Commons)

Plantas & Animais

Tubarões-tigre realmente atacam pessoas?

Tubarão-tigre é um nome que aterroriza, né? Os tubarões (não só os tubarões-tigre) tornaram-se sinônimo de uma fera oceânica que busca aterrorizar pequenas embarcações e banhistas pelas praias. Mas isso não passa de um imaginário popular imortalizado por mídias da cultura pop. Um dos melhores exemplos é a série de filmes ‘Tubarão’, dos anos 1970 e 1980, além é claro, de dezenas de outros filmes. 

Os tubarões não são bestas que simplesmente atacam pessoas por nada. Embora o tubarão-tigre seja uma das espécies mais perigosas de tubarão, isso não significa que sejam absolutamente perigosos. É o mesmo que ocorre com acidentes de avião. Poucos aviões caem, mas quando isso ocorre, há um grande destaque, justamente por esse medo. 

Continua depois da publicidade

Perigo?

Até hoje, houve 111 acidentes de tubarão pelo mundo, dos quais apenas 31 foram fatais. O primeiro colocado é o tubarão-branco. O tubarão-tigre permanece em segundo na lista. Conforme a FioCruz, até os dias de hoje, apenas um incidente com um tubarão-tigre em águas brasileiras ocorreu, no ano de 1980. 

Mas alguns detalhes tornam a espécie bastante perigosa, em relação a alguns outros tubarões. Os tubarões-tigre habitam águas tropicais e subtropicais – locais com muitos banhistas, aumentando seu contato com humanos. Eles são uma espécie predominantemente costeira, consideravelmente comuns no nordeste do Brasil, embora também ocorram no restante do litoral nacional.

Distribuição da espécie pelo mundo. (Imagem de Maplab)

Além disso, eles são bastante fortes e possuem dentes poderosos para dilacerar suas presas. No entanto, embora sejam perigosos, não são uma máquina mortífera. Eles atacam quando se sentem, por algum motivo, ameaçados.

A vida dos tubarões-tigre

Eles recebem esse nome por algumas manchas verticais que possuem quando filhotes, como as manchas dos tigres. No entanto, conforme crescem, as manchas tendem a desaparecer. Mas a sua fama e o seu nome continuam.

Continua depois da publicidade

Quanto ao tamanho, são sim bem grandes. Os machos atingem até 4 metros, e mais algumas casas decimais, e dificilmente chegam aos 5 metros. Já as fêmeas são maiores, e passam com mais frequência dos cinco metros. Elas podem pesar até quase uma tonelada. 

Comparação de tamanho. (Imagem de Wikimedia Commons)

E como predadores eles são bastante agressivos. Eles comem diversos tipos diferentes de peixes (o que inclui outros tubarões) e animais invertebrados – tudo o que encontram pelo caminho. Além disso, consomem tartarugas marinhas, aves, cobras marinhas, arraias e até mesmo alguns mamíferos que habitam o mar. 

E bom, a versatilidade alimentícia desses animais, aliado à especialidade dos humanos de polui o mar não é algo muito bom. Os tubarões-tigre consomem bastante lixo no mar, como pedaços de metal, plástico, redes, equipamentos de pesca, além de tudo que pertence à infinidade de lixo humano mal descartado. 

A espécie também é bastante solitária. Mas em regiões onde há grande disponibilidade de alimentos, podem ser encontrados ocasionalmente em algumas reuniões. 

Continua depois da publicidade
Tubarão-tigre. (Imagem de Wikimedia Commons)

Um ponto bastante interessante é a reprodução do animal. Eles não possuem placenta ou uma união aos filhotes, como os mamíferos, mas também não depositam seus ovos. Os óvulos originam, sim, ovos. No entanto, esses ovos são “incubados” dentro do corpo da fêmea. Quando os ovos se chocam, a fêmea dá à luz aos filhotes já vivos. 

O tubarão-tigre ainda não entrou em extinção, mas a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) os considera como uma espécie quase ameaçada.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

Planeta & Ambiente

Estranho fenômeno nada mais é que uma ilusão de ótica.

Tecnologia

Chegamos a um ponto de virada na sociedade. Segundo o renomado físico teórico Michio Kaku, os próximos 100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperaremos. Será...

Plantas & Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...