Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Sonda Juno Completa com Sucesso Primeiro Sobrevoo

A sonda Juno da Nasa capturou esta imagem próxima do pólo norte de Júpiter, a cerca de duas horas antes da maior aproximação em 27 de agosto de 2016. Créditos: Nasa / JPL-Caltech / SwRI / MSSS

A missão Juno da NASA realizou com sucesso seu primeiro dos 36 sobrevoos sobre o planeta Júpiter neste sábado (27). O momento da maior aproximação com o gigante gasoso aconteceu às 10h44, horário de Brasília, quando a Juno passou a 4.200 km acima das nuvens do planeta. Naquele momento a Juno estava viajando a 208 mil km/h com relação ao planeta. Esse sobrevoo foi o mais próximo que será realizado pela Juno durante a fase primária da missão.

Imagem: vista de Júpiter enquanto a sonda Juno da NASA se aproxima do nosso vizinho gigante. Esse ponto de vista do planeta gigante foi feita em 27 de agosto quando a Juno estava 703.000 quilômetros de distância.

“A telemetria recebida logo depois do sobrevoo indica que tudo correu como planejado e que a Juno está no ponto em todos os equipamentos”, disse Rick Nybakken, gerente de projeto da Juno, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena, Califórnia.

Continua depois da publicidade

Haverá mais outros 35 sobrevoos em Júpiter durante toda a missão, que está programada para continuar até fevereiro de 2018. Esse rasante realizado neste sábado foi o primeiro com todo o conjunto de equipamentos científicos da sonda ligados e realizando medições enquanto passava pelo planeta.

“Nós estamos com dados intrigantes retornando da sonda como falamos”, disse Scott Bolton, o principal pesquisador da Juno do Southwest Research Institute em San Antonio. “Ainda levará alguns dias para todos os dados científicos serem recebidos da sonda e um pouco mais para que possamos começar a entender o que a Juno está tentando nos dizer”.

“Nós estamos numa órbita onde ninguém esteve antes e essas imagens nos darão uma perspectiva totalmente nova sobre o mundo do gigante gasoso”, disse Bolton.

Continua depois da publicidade

A sonda Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011 de Cabo Canaveral, na Flórida, e chegou em Júpiter em 4 de julho de 2016. O JPL gerencia a missão Juno para o principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A Juno é parte do New Frontiers Program que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A Lockheed Martin Space Systems, em Denver, no Colorado, construiu a sonda. O Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte: NASA

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...