HomeCategoryArquivos Saúde & Bem-Estar - SoCientífica

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/idosos.jpg

O Brasil está envelhecendo rápido. Hoje são quase 30 milhões de idosos, ou 14,3% da população brasileira. Em 2030, estima-se que o país tenha mais idosos do que crianças, com 41,5 milhões (18%) de pessoas com idade superior ou igual a 60 anos e 39,2 milhões (17,6%) entre zero e 14 anos. O crescimento deve continuar até 2060, quando cerca de 25% da população terá 65 anos ou mais. De acordo com especialistas, a despeito...

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Candidíase.jpg

Saúde & Bem-EstarCompostos de planta do Cerrado combatem fungo causador da candidíase

André Julião, Agência FAPESP4 dias atrásQuatro substâncias isoladas do extrato de sansão-do-campo apresentaram em laboratório ação antifúngica maior que a do fluconazol, antimicótico mais usado na clínica. Pesquisadores da Unesp trabalham na formulação de uma pomada (foto: Marcelo José Dias Silva)

Pesquisadores do Brasil e da Espanha conseguiram isolar compostos presentes no sansão-do-campo que combatem duas espécies de Candida.

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Tratamento-inovador-2.jpg

Saúde & Bem-EstarCélulas do próprio paciente são usadas em tratamento inovador contra o câncer

Karina Toledo, Agência FAPESP 4 dias atrásPaciente com linfoma avançado e refratário à quimioterapia foi atendido em Ribeirão Preto por pesquisadores do Centro de Terapia Celular, um CEPID apoiado pela FAPESP; técnica conhecida como terapia de células CAR-T foi usada pela primeira vez na América Latina (foto: divulgação)

O tratamento inovador contra o câncer, feito com células reprogramadas do próprio paciente, foi testado com sucesso por pesquisadores da USP.

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Câncer-pedriátrico.jpg

Saúde & Bem-EstarNova molécula reduz agressividade de câncer pediátrico

André Julião, Agência FAPESP5 dias atrásInibidor de microRNA identificado por pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco – um CEPID da FAPESP – reduziu o tamanho de tumores agressivos e aumentou a sobrevida em testes com camundongos (esferoide tumoral contendo células-tronco de meduloblastoma / imagem: Laboratório de Genômica Translacional do IB-USP)

Inibidor de microRNA identificado por pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco – um CEPID da FAPESP – reduziu o tamanho de tumores agressivos e aumentou a sobrevida em testes com camundongos.

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/bactérias-podem-perder-sua-parede-celular-e-mudar-de-forma-685x720.png

Uma pesquisa na Inglaterra mostrou que bactérias podem perder suas paredes celulares e mudarem de forma, tornando a ação dos antibióticos ineficiente, já que o formato e a parede celular servem de alvo para muitos antibióticos. A pesquisa foi publicada na Nature Communications, e abre discussões sobre como tornar os medicamentos mais eficientes em casos de bactérias livres. “Imagine que a parede celular seja como uma jaqueta colorida para as bactérias. A jaqueta oferece às...

https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/dna-1280x720.jpg

Saúde & Bem-EstarCientistas descobrem o que mantém o DNA unido

Chalmers University of Technology3 semanas atrásPara que o DNA seja lido, replicado ou reparado, as moléculas de DNA devem se abrir. Isto acontece quando as células usam uma proteína catalítica para criar um ambiente hidrofóbico em torno da molécula. (Imagem: Yen Strandqvist/Chalmers University of Technology)

Pesquisadores da Chalmers University of Technology, na Suécia, refutaram a teoria predominante de como o DNA se liga. Não se trata, como geralmente se acredita, de ligações de hidrogênio que ligam os dois lados da estrutura do DNA. Em vez disso, a água é a chave. A descoberta abre portas para uma nova compreensão na pesquisa em medicina e ciências da vida. Os resultados foram publicados na PNAS. O DNA é composto de duas cadeias...