Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Rastreie o Hubble, a ISS e outros satélites — saiba como vê-los a olho nu

Astronautas realizando uma caminhada espacial a bordo da Estação Espacial Internacional.

Você provavelmente já deve ter lido notícias intituladas como “Hoje a Estação Espacial Internacional estará visível a olho nu”, certo? Mas você sabe como as pessoas conseguem prever rotineiramente quando a ISS (International Space Station, ou, em português, Estação Espacial Internacional), o HST (Hubble Space Telescope, ou, em português, Telescópio Espacial Hubble) estarão visíveis em um horário e local específicos? Se não sabe, preparamos esse tutorial simples e rápido, especialmente para você.


A cada ano, centenas de satélites são lançados ao espaço para as mais diversas missões, como aprimorar o sistema de posicionamento global e monitoramento meteorológico, por exemplo. Existem milhares deles orbitando a Terra agora, neste exato instante.

Muitos deles são visíveis a olho nu. Os principais são a Estação Espacial Internacional, o Telescópio Espacial Hubble e os satélites Iridium, que refletem com mais intensidade os raios de Sol sobre a Terra.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Confira agora algumas dicas de ferramentas que permitem monitorá-los e vê-los a olho nu.


Heavens Above – Para desktop

O site Heavens Above faz previsões mensais para a passagem de todos os satélites, mesmo os que não serão visíveis. Para usar a ferramenta, você precisa acessar o site clicando aqui.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Após acessá-lo, o aconselhável é, antes de tudo, criar uma conta. Depois de inserir todas as informações (nome do usuário, senha e endereço de e-mail), faça o login e defina o local onde você mora, para que o site faça os cálculos precisos de quais satélites passarão e os horários exatos.

Clique aqui para ciar uma conta.
Clique aqui para definir o local onde você mora.

Feito isso, você pode consultar a passagem dos satélites mais brilhantes na sua cidade. O Heavens Above também permite consultar os próximos fenômenos astronômicos como eclipses do Sol e da Lua.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Importante:
Na tabela onde mostra os horários de passagens dos satélites mais visíveis, aparecerá o termo “magnitude”. Magnitude, para a astronomia, é a unidade que mede a intensidade do brilho dos objetos no céu. Tratando-se de satélites, os que são vistos com mais facilidade têm magnitude entre -7.0 até 2.0, ou seja, quanto menor a magnitude, maior a intensidade do brilho. A Estação Espacial Internacional fica bastante visível quando a magnitude está entre -3.5 e -2.0. Alguns satélites, como os Iridium, atingem magnitudes que chegam a -7.0.

MAG


SkyView – Para celulares

O aplicativo SkyView mostra, além da ISS e do Hubble, os planetas que estão acima do horizonte no local em que você está. Ao baixá-lo, é imprescindível que você aceite que ele utilize os serviços de localização do seu celular.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Já no aplicativo, toque sobre o ícone “lupa”, no canto superior direito. Depois, em “Brightest Satellites“. Ele automaticamente mostrará a localização da ISS e do Hubble. Se clicar em cima de um dos dois, poderá ver o trajeto que ele seguirá nas próximas horas.

Download: Plataforma Android.
Download: Plataforma IOS.


 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.