Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Rastreamento do genoma humano em 4D

De Elizabeth Pennisi para a Science

Cada núcleo de células humanas está embrulhado com dois metros de DNA enrolados em torno de 46 cromossomos, em um arranjo parecido, na maior parte do tempo, com a confusão de um espaguete. Esse “macarrão” genético está em constante movimento à medida que se ajustam ao que a célula precisa fazer e esses ajustes colocam certos genes em contato para que eles possam trabalhar juntos.

Agora, os pesquisadores visualizaram esta dança a intervalos de vinte minutos, para que eles pudessem obter uma representação 4D: eles podem ver como essa estrutura 3D muda ao longo do tempo. Ao fazê-lo, eles demonstraram como uma proteína ajuda a orquestrar esses movimentos.

Ao remover e, em seguida, adicionar essa proteína, denominada coesina, os pesquisadores fizeram os laços de DNA específicos desaparecem e depois reaparecem, relatam este mês no periódico científico Cell o grupo de pesquisadores liderados por Suhas S.P. Rao filiado ao The Center for Genome Architecture da Baylor College of Medicine, em Houston, Texas, e à Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. Os cientistas notaram, com isso, que a coesina realmente só afeta o laço que faz os genes no mesmo cromossomo entrarem em contato.

Um segundo mecanismo, ainda indefinido, parece colocar juntos genes de diferentes cromossomos, observou a equipe de pesquisadores. A mudança no arranjo dos laços ajuda as células a mudar rapidamente quais genes estarão ativos. Entender essa dança pode ajudar a entender melhor e tratar melhor doenças genéticas.

1. RAO, SUHAS S.P. et al. “Cohesin Loss Eliminates All Loop Domains”, Cell, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2017.09.026;
  2. PENNISI, ELIZABETH“Watch the human genome fold itself in four dimensions”, Science, 2017. Disponível em <<http://www.sciencemag.org/news/2017/10/watch-human-genome-fold-itself-four-dimensions>> Acesso em 19 de outubro de 2017.

Saúde & Bem-Estar