Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Rastreamento do genoma humano em 4D

De Elizabeth Pennisi para a Science

Cada núcleo de células humanas está embrulhado com dois metros de DNA enrolados em torno de 46 cromossomos, em um arranjo parecido, na maior parte do tempo, com a confusão de um espaguete. Esse “macarrão” genético está em constante movimento à medida que se ajustam ao que a célula precisa fazer e esses ajustes colocam certos genes em contato para que eles possam trabalhar juntos.

Agora, os pesquisadores visualizaram esta dança a intervalos de vinte minutos, para que eles pudessem obter uma representação 4D: eles podem ver como essa estrutura 3D muda ao longo do tempo. Ao fazê-lo, eles demonstraram como uma proteína ajuda a orquestrar esses movimentos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ao remover e, em seguida, adicionar essa proteína, denominada coesina, os pesquisadores fizeram os laços de DNA específicos desaparecem e depois reaparecem, relatam este mês no periódico científico Cell o grupo de pesquisadores liderados por Suhas S.P. Rao filiado ao The Center for Genome Architecture da Baylor College of Medicine, em Houston, Texas, e à Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. Os cientistas notaram, com isso, que a coesina realmente só afeta o laço que faz os genes no mesmo cromossomo entrarem em contato.

Um segundo mecanismo, ainda indefinido, parece colocar juntos genes de diferentes cromossomos, observou a equipe de pesquisadores. A mudança no arranjo dos laços ajuda as células a mudar rapidamente quais genes estarão ativos. Entender essa dança pode ajudar a entender melhor e tratar melhor doenças genéticas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Referências:

  1. RAO, SUHAS S.P. et al. “Cohesin Loss Eliminates All Loop Domains”, Cell, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2017.09.026;
  2. PENNISI, ELIZABETH“Watch the human genome fold itself in four dimensions”, Science, 2017. Disponível em <<http://www.sciencemag.org/news/2017/10/watch-human-genome-fold-itself-four-dimensions>> Acesso em 19 de outubro de 2017.
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.