Quais animais poderiam substituir os humanos?

Wellington Reis
Imagem: Alexas_Fotos/Pixabay

Os seres humanos são quase particularmente diferenciados em relação aos outros seres vivos da Terra. São os únicos que, pelo que sabemos, desenvolveram uma inteligência superior. Entretanto, se a raça humana sumisse da Terra, será que outra espécie tomaria o nosso lugar? Outros animais poderiam desenvolver uma sociedade complexa como a nossa?

Breves previsões

Com a moderna tecnologia de sequenciamento de genes existente, e a nossa atual compreensão da evolução, “somos muito bons em fazer previsões de curto prazo”, disse Martha Reiskind, ecologista molecular da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Diante disso, pode-se prever, por exemplo, que se os humanos fossem extintos de forma repentina, ainda assim a mudança climática poderia conduzir as espécies à seca.

As espécies especializadas em frio lutariam também, o que significaria que ursos polares e pinguins seriam extintos alguns milênios depois que os humanos desaparecessem.

Ursos polares podem entrar em extinção
Imagem: Susanne Miller, Domínio Público

“Uma grande coisa será o conceito de convergência”, disse Dougal Dixon, geólogo, escritor de ciências e autor do livro especulativo ” After Man: A Zoology of the Future” (St. Martin’s Press, 1998).

Convergência

Entende-se por convergência o processo de evolução através do qual dois organismos sem relação desenvolvem características semelhantes com o objetivo de ter sucesso em um determinado ambiente ou para preencher um nicho específico.

Um clássico exemplo é a forma do peixe, menciona Dixon. Os peixes desenvolveram a forma de torpedo e nadadeiras estabilizadoras com o objetivo de serem os mais otimizados possível para a vida na água.

Entretanto, os golfinhos também desenvolveram uma constituição corporal semelhante. Sendo que eles possuem uma história evolutiva totalmente diferente, além de possuírem sangue quente e respirarem ar.

Voltando aos humanos, uma característica excepcional são as nossas mãos, que nos proporcionam a capacidade de construção e o raciocínio espacial, segundo uma pesquisa da Universidade de Manchester.

Para construir cidades e modificar o meio ambiente, outros animais precisariam desenvolver a habilidade de manipular objetivos. O que quer dizer, então, polegares opositores, ou pelo menos equivalentes.

Os chimpanzés

chimpanzee g4216c7813 1280
Imagem: DaFranzos/Pixabay

Nossos parentes, como os chimpanzés ( Pan troglodytes ) e bonobos ( Pan paniscus ), possuem polegares opositores e já desenvolvem ferramentas na natureza. Assim, do mesmo modo que no filme “Planeta dos Macacos”, esses animais teriam a chance de substituir os humanos.

Não seria a primeira vez que algo assim aconteceria, pois, de acordo com um estudo da revista Nature de 2021, nossa espécie sobreviveu aos inteligentes Neandertais 40.000 anos durante a era do gelo.

Mas, sem dúvida, levaria milhares ou milhões de anos para que os macacos desenvolvessem ferramentas sofisticadas como as nossas.

As aves

Entretanto, um desastre que acabasse com a raça humana também acabaria com os chimpanzés. Então, isso deixa outro candidato, as aves.

Se os seres humanos desaparecessem, possivelmente os últimos dinossauros sobreviventes, os pássaros, podem preencher nosso lugar como os animais mais inteligentes.

kingfisher ga4074f7f6 1280
Imagem: 12019/Pixabay

Ao contrário do senso comum, as aves são extremamente inteligentes, rivalizando até mesmo com os chimpanzés, segundo uma pesquisa publicada em 2020 na revista Science, que mostrou que os pássaros podem usar pés e bicos hábeis para fazer ganchos de arame.

Além disso, os papagaios cinzentos africanos treinados, do grupo dos psitacídeos, possuem a capacidade de aprender mais de 100 palavras e fazerem matemática simples. Mesmo psitacídeos médios que vivem como pet, como o Ring Neck, por exemplo, conseguem aprender a falar. Os psitacídeos tem a capacidade de se reunir em grandes sociedades e construírem locais comunitários que podem ser ocupados por décadas, de acordo com um pesquisa publicada na revista Frontiers in Ecology and Evolution.

Que outros animais você acha que poderiam substituir os humanos?