Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Programa espacial indiano coloca com sucesso satélite em órbita

O foguete “Veículo Polar de Lançamento de Satélite” (PSLV) da agência espacial indiana – ISRO – colocou um satélite para pesquisar recursos naturais e crescimento urbano em órbita. Subindo da primeira plataforma de lançamento no Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, nesta quarta-feira (07), o lançamento é o trigésimo sétimo voo consecutivo bem sucedido da ISRO.

Desta vez, a Organização Indiana de Pesquisas Espaciais (Indian Space Research Organization – ISRO) publicou imagens fantásticas de uma câmera montada a bordo do PLSV enquanto este subia para a órbita de 817 km de altitude com o satélite Resourcesat-2A de 1235 kg.  Neste voo, foi utilizada a versão ‘XL’ do PSLV com seis motores de combustível sólido. O PSLV surgiu como veículo de lançamento da ISRO, mas também é oferecido para o lançamento de satélites para clientes internacionais.

O vídeo do lançamento, que foi publicado em uma baixa taxa de quadros, mostra o foguete de 44 metros e 321 tonelada levantando-se do Centro Espacial Satish Dhawan na costa leste da Índia às 0455 GMT de quarta-feira (2h55 no horário de Brasília, 10:25 am hora local, 1155 pm EST, terça-feira), voando através de nuvens baixas, em seguida, liberando seus seis impulsionadores de combustível sólido nos primeiros 90 segundos de voo.

Continua depois da publicidade

O videoclipe então salta à frente, ignorando a separação do primeiro e segundo estágios, para mostrar a liberação de duas metades da carenagem do nariz do PSLV em torno de dois minutos e meio do lançamento.

Um segundo vídeo divulgado pela ISRO mostra a separação do satélite Resourcesat-2A em órbita polar a mais de 800 quilômetros da Terra. Momentos após seu posicionamento, o satélite estende seus painéis solares geradores de energia no início de sua missão de observação da Terra de cinco anos.

Os engenheiros de uma estação de controle terrestre em Bangalore assumiram o controle da espaçonave imediatamente após a separação da quarta etapa do PSLV, informou a ISRO.

Continua depois da publicidade

“Nos próximos dias, o satélite será levado à sua configuração operacional final, após o que começará a fornecer imagens de suas três câmeras”, disse a ISRO em um comunicado. “Os dados enviados pelo Resourcesat-2A serão úteis para aplicações agrícolas como a estimativa da área de cultivo e da produção agrícola, monitoramento de seca, mapeamento do solo, análise de sistemas de cultivo e geração de avisos agrícolas”.

O lançamento desta quarta-feira foi o 38º vôo do PSLV da Índia e o 37º sucesso consecutivo.

FONTES / ISROSpaceflight Now / The Indian Express.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...