Por que os gatos gostam de dormir em cima das pessoas

Giovane Sampaio
GettyImages

Os gatos adoram explorar, principalmente quando estão sós. Em busca de um lugar aconchegante para tirar um cochilo, eles podem ir em lugares inusitados. Apesar disso, eles tem um lugar especial onde gostam de dormir: no peito do seu dono. Afinal, por que eles gostam de dormir em cima das pessoas?

Você foi marcado!

Os gatos têm glândulas que secretam feromônios especiais para marcar o território. Quando um gato sobe em seu peito, estômago ou pernas, ele marca você com um cheiro que você não consegue cheirar. Então, ele o “adiciona” à lista VIP dele.

Frio

Você provavelmente já deve ter percebido como os gatos seguem os raios do sol durante o dia para se aquecer. O calor relaxa, acalma e ajuda o gato a adormecer. No inverno, quando é mais frio, você é a maior fonte de calor que ele terá à disposição.

Relacionado: As raças de gatos mais inteligentes do mundo – características e imagens

Você é o porto seguro dele

pexels sornbhakkanut boonprasop 2646483
Sornbhakkanut Boonprasop/Pexels

Os animais se sentem mais vulneráveis ​​quando dormem e os gatos não são exceção. Se o seu animal de estimação confia em você, então ele definitivamente vai subir na sua cama, porque ele se sente seguro com você. Aliás, esse comportamento pode ser visto dentro de um grupo de animais. Se você tem vários animais de estimação, é provável que durmam juntos.

Ele gosta de você

Apesar do fato de que os gatos muitas vezes se mostram como rabugentos e antissociais, ainda é muito importante para eles ter uma família. Na natureza, muitas espécies de felinos exibem várias formas de comportamento de grupo. Muitas vezes cuidam um do outro (lambem, aquecem), dormem e brincam juntos, por isso não há nada de surpreendente no fato de seu animal de estimação te considerar da “família”.

Relacionado: Existem 5 tipos de donos de gatos, segundo a ciência

Dormir em cima de você pode ser algo ruim?

Se ele dorme frequentemente, não. Mas se ele quase nunca se comportou assim, é o momento de ficar cético, de acordo com o especialista em comportamento de gatos Mikel Delgado.

“Se o seu gato nunca dormiu em você antes e de repente começou a dormir, preste atenção a quaisquer outros sinais de doença. Uma mudança de comportamento às vezes pode ser a primeira pista de que algo está errado”, disse.

Compartilhar