Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Pesquisadores armazenam um bit em um ÚNICO átomo

Adaptado da Scientific American

Pesquisadores demonstram o primeiro armazenamento magnético em um único átomo.

Corte um ímã em dois e temos dois ímãs menores. Corte novamente para fazer quatro ímãs. Mas mais instáveis se tornam os ímãs quanto menores eles ficam. Seus campos magnéticos tendem a inverter a polaridade de um momento para o outro. Agora, no entanto, os físicos conseguiram criar a partir de um único átomo um ímã estável.

A equipe de pesquisadores usou seus ímãs de um único átomos para fazer um disco rígido atômico. O dispositivo regravável, feito a partir de dois desses ímãs, é capaz de armazenar apenas 2 bits de dados, mas os sistemas escalonados podem aumentar a densidade de armazenamento do disco rígido por 1.000 vezes, diz Fabian Natterer, físico do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (EPFL) em Lausanne e autor do paper.

“É uma conquista histórica”, diz Sander Otte, físico da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. “Finalmente, a estabilidade magnética foi demonstrada inegavelmente em um único átomo.”

Dentro de um disco rígido normal está um disco dividido em áreas magnetizadas — cada uma como um pequeno ímã em forma de barra — cujos campos podem apontar para cima ou para baixo. Cada direção representa uma unidade de dados de 1 ou 0 — a unidade conhecida como bit. Quanto menores as áreas magnetizadas, mais densamente os dados podem ser armazenados. Mas as regiões magnetizadas devem ser estáveis, de forma que os ‘1’ e ‘0’ dentro do disco rígido não mudem involuntariamente.

Os bits comerciais atuais compreendem cerca de 1 milhão de átomos. Mas, em experimentos, os físicos reduziram radicalmente o número de átomos necessários para armazenar 1 bit, indo de 12 átomos em 2012 para agora apenas um. Natterer e sua equipe usaram átomos de hólmio depositado sobre uma folha de óxido de magnésio, para ajudar a manter os polos magnéticos do átomo estável, a uma temperatura abaixo de 5 kelvin.

Hólmio

O hólmio (elemento químico de símbolo Ho de número atômico 67 e que apresenta massa atômica 164,9 u) é classificado com um metal de terra-rara, sendo que os terras-raras ou metais de terras-raras recebem esse nome por serem de difícil extração, devido, em parte, às suas semelhanças químicas. Macios, maleáveis, dúcteis e de coloração que varia de cinza escuro a prateado. O grupo dos terras raras é composto, de acordo com a classificação da IUPAC, por 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos, elementos com número atómico entre, Z=57 e Z=71, isto é do lantânio ao lutécio, se juntando a esse quinze o escândio, Z=21, e o ítrio, Z=39. Os terras-raras são elementos que ocorrem nos mesmos minérios e apresentam propriedade físico-químicas semelhantes. Essa propriedade permitem que eles sejam utilizados em uma grande variedade de aplicações tecnológicas e estão incorporadas em supercondutores, magnetos, catalisadores, entre outros. Essas substâncias também foram muito usadas nos tubos de raios catódicos para televisores e computadores.

O hólmio é um elemento da série metal de transição interna do grupo dos lantanídios, relativamente macio e maleável, sólido, de aspecto branco prateado, resistente à corrosão no ar seco, em condições ambientais de temperatura

O hólmio é particularmente adequado para armazenamento em um átomo único, porque tem muitos elétrons sem par que criam um forte campo magnético, e eles se sentam em uma órbita perto do centro do átomo, onde estão protegidos do ambiente. Isso dá a esse elemento tanto um campo grande e estável, diz Natterer, mas também dá a ele uma blindagem tem um inconveniente: torna o hólmio notoriamente difícil de interagir. E até agora, muitos físicos duvidavam se era possível determinar com segurança o estado do átomo.

Bits de dados

Para gravar os dados em um único átomo de hólmio, a equipe usou um pulso de corrente elétrica a partir da ponta magnetizada do microscópio eletrônico de varredura por tunelamento (STM, sigla para Scanning Tunneling Microscope, invento premiado com o Nobel de Física de 1986 e criado pelos pesquisadores Gerd Binnig e Heinrich Rohrer do laboratório da IBM em Zurique), o que poderia virar a orientação do campo do átomo entre 0 ou 1. Em testes os ímãs se mostraram estáveis, cada um mantendo seus dados por várias horas, com a equipe nunca vendo uma mudança de rotação involuntária. Eles usaram o mesmo microscópio para ler o bit — com diferentes fluxos de corrente revelando o estado magnético do átomo.

Ou seja, ao passar uma corrente elétrica através do hólmio, os pesquisadores foram capazes de inverter os polos magnéticos à vontade, o que permite a troca entres estados 1 e 0 — as posições binárias usadas na computação para gravar e armazenar informações. Assim, a informação pode ser lida através da medição da corrente elétrica que passa através do átomo, que irá variar dependendo da posição magnética dele.

Os pesquisadores mostraram que dois átomos magnéticos poderiam ser escritos e lidos independentemente, mesmo quando estavam separados por apenas um nanômetro, uma distância de um milionésimo da largura da cabeça do pino. Essa distância apertada entre um átomo e outro poderia eventualmente produzir armazenamento magnético que é 1.000 vezes mais denso do que as unidades de disco rígido e chips de memória de estado sólido de hoje.

web_hard-drive-249412_pixabay

A descoberta da equipe tem o potencial de encolher a quantidade de espaço necessário para armazenar enormes bancos de dados de servidores a unidades de disco rígido menores do que os atuais

Para provar ainda mais que a ponta poderia ler o bit de forma confiável, a equipe — que incluiu pesquisadores da empresa de tecnologia IBM — desenvolveu um segundo método, indireto, de leitura. Usaram um átomo de ferro vizinho como um sensor magnético, ajustando-o de modo que suas propriedades eletrônicas dependessem da orientação dos dois ímãs atômicos de hólmio no sistema de 2 bits. O método também permitiu que a equipe lesse vários bits ao mesmo tempo, diz Otte, tornando-o mais prático e menos invasivo do que a técnica do microscópio.

Uma visão do microscópio premiado com o Nobel da IBM Research de um único átomo de Hólmio, um elemento usado como um ímã para armazenar um bit de dados. Crédito da foto: IBM Research - Almaden (San Jose, Califórnia)

Uma visão de um único átomo de hólmio obtida com o microscópio premiado com o Nobel da IBM Research (STM ). O hólmio é foi o elemento usado como um ímã para armazenar um bit de dados. Crédito da foto: IBM Research – Almaden (San Jose, Califórnia)

wsadggdsafearhdbzf

Usar átomos individuais como bits magnéticos aumentaria radicalmente a densidade de armazenamento de dados, e Natterer diz que seus colegas da EPFL estão trabalhando em maneiras de fazer grandes matrizes com ímãs de átomo único. Mas o sistema de 2 bits ainda está longe de aplicações práticas e bem atrás de um outro tipo de armazenamento de átomo único, que codifica dados em posições de átomos, em vez de em sua magnetização, e já construiu um 1 kilobyte (8.192 bits) em um dispositivo regravável de armazenamento de dados.

Uma vantagem do sistema magnético, entretanto, é que poderia ser compatível com a espintrônica, diz Otte. Esta tecnologia emergente usa estados magnéticos não apenas para armazenar dados, mas para transferir informações em um computador, em vez de corrente elétrica, e isso traria sistemas muito mais eficientes em termos energéticos.Discos rígidos construídos usando essa técnica controlariam a posição de cada átomo. Isso poderia fazer servidores, computadores e dispositivos pessoais radicalmente menores e mais poderosos.

Contudo, no curto prazo, os físicos estão mais entusiasmados com o estudo dos ímãs de átomo único. Natterer, por exemplo, planeja observar três mini-ímãs que são orientados de modo que seus campos estejam em competição uns com os outros — então eles continuamente invertendo a orientação de seus campos magnéticos. “Atualmente podemos brincar com esses ímãs de um átomo, usando-os como ‘legos’, para construir estruturas magnéticas a partir do zero”, diz ele.

Já que aplicações comerciais são improváveis que surjam do dia para a noite, os resultados dessa pesquisa representam um salto quântico na tecnologia de armazenamento de dados e mostra grande promessa para o futuro. Christopher Lutz, pesquisador diretor do laboratório de nanotecnologia IBM Research, com sede em Almaden, em San Jose, Califórnia, disse que: “os Bits magnéticos estão no coração das unidades de disco rígido, de fita e da próxima geração de memória magnética’.

“Nós conduzimos esta pesquisa para entender o que acontece quando você encolhe a tecnologia até o extremo mais fundamental — a escala atômica”, concluiu.

Os resultados da pesquisa foram publicados no período peer-reviewed Nature em 8 de março de 2017.

1. Natterer, F. et al. “Reading and writing single-atom magnets”, Nature.  http://dx.doi.org/10.1038/nature21371(2017).
  2. E. Kalff et al. “A kilobyte rewritable atomic memory”, Nature Nanotechnol http://dx.doi.org/10.1038/nnano.2016.131(2016).
  3. Loth, S., et al. “Bistability in atomic-scale antiferromagnets.” Science 335, 196–199 DOI:10.1126/science.1214131 (2012).
  4. Gibney, E. “Magnetic Hard Drives Go Atomic”. Scientific American, March 9, 2017. <https://www.scientificamerican.com/article/magnetic-hard-drives-go-atomic/?WT.mc_id=SA_FB_PHYS_NEWS> Acesso em 10 de março de 2017.
  5. IBM: “IBM Researchers Store Data on World’s Smallest Magnet a Single Atom” <http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/51787.wss>