Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

O seu cachorro mente sobre o porte físico dele?

Por que cães menores levantam as pernas mais alto para fazer xixi?

De Elizabeth Preston para a Science.

Não mexa comigo! Esse é o sinal que os cães pequenos parecem estar enviando quando fazem xixi nas coisas, de acordo com um novo estudo. Pesquisadores descobriram que quanto menor o cão, mais alto ele levanta a perna para marcar postes, árvores e outros objetos — e esses fluxos de urina de alturas exageradas podem levar outros cães a pensar que um outro cão supostamente grande está na área.

Continua depois da publicidade

“Este artigo é importante porque considera o aspecto da marcação de odores até então negligenciado”, escreveu Lynda Sharpe, ecóloga da Universidade Nacional da Austrália, em Canberra. Sharpe, que não esteve envolvida com a pesquisa, estudou mangustos anões que deixam marcas de cheiro de suas glândulas anais ao expelirem odores plantando bananeiras; ela descobriu que machos pequenos da espécie deixam marcas enganosamente altas. Faz sentido que os cães fizessem a mesma coisa, diz ela. “Seria surpreendente se várias espécies não estivessem explorando a altura das marcas de cheiro”.

Realizar um estudo que investigou o comportamento em cães não foi fácil. Betty McGuire, uma ecóloga comportamental da Cornell University, e seus colegas estudaram 45 cães de dois abrigos em Nova York. Os animais, principalmente raças mistas, eram todos machos adultos, porque eles são mais propensos a levantar as pernas quando fazem xixi. Os pesquisadores os conduziram ao ar livre em áreas que incluíam árvores, bancos, hidrantes e outros alvos tentadores, enquanto gravavam por trás com um smartphone. Medir manchas de urina antes de secar com precisão – sem atrapalhar os cachorros— era o desafio. E enquanto alguns cães gostavam de marcar árvores e postes, outros preferiam grama alta, onde a urina era muito mais difícil de encontrar. Alguns cães, depois de cheirar um ponto e levantar uma perna, erraram completamente seus alvos.

“Passamos uma quantidade excessiva de tempo lá fora”, disse McGuire.

Continua depois da publicidade

Quando um cão fez uma marca, os pesquisadores mediram sua altura e mediram o ângulo da perna levantada do cachorro com o registro em vídeo. Ao todo, a equipe analisou várias centenas de levantadas de pernas por cerca de dois anos. Os ângulos médios de urinação dos cães, que variaram entre 85° e 147°, foram aos extremos superiores à medida que os animais eram menores, relatou a equipe de pesquisadores no Journal of Zoology.

Os cães menores podem elevar as pernas mais alto na tentativa de mentir sobre o tamanho do seu corpo. Ao exagerarem seu próprio tamanho, McGuire diz, eles poderiam estar enviando uma mensagem para os outros cães: “Fiquem longe de mim!”. Os cães pequenos podem com isso tentar evitar interações cara-a-cara com outros animais que provavelmente os superariam em uma briga.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, os cães podem não estar mentindo, mas sim “se livrando da marcação”, diz James Serpell, etólogo da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia. Os cães gostam de encobrir o xixi de outros cães com os seus próprios, diz ele. Cães pequenos podem levantar as pernas mais alto simplesmente porque estão tentando alcançar as manchas de urina de um cão maior.

“Você está me chamando de mentiroso?”

Alternativamente, diz Serpell, a explicação pode ser tão simples quanto a anatomia desses animais. Talvez todos os machos levem as pernas o mais alto possível para fazer xixi, mas os cães pequenos são mais ágeis.

Referências:

  1. MCGUIRE, B. at al. Urine marking in male domestic dogs: honest or dishonest? Journal of Zoology (2018). https://doi.org/10.1111/jzo.12603;
  2. PRESTON, E.. Is your dog lying to other dogs about its size? Science News. 08 de agosto de 2018. doi:10.1126/science.aav0458.

Imagem de capa: Pxhere (CC0 Public Domain).

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...