Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Agosto Mais Quente em 136 Anos

O mês de agosto de 2016 foi o mais quente em 136 anos de registos, de acordo com uma análise mensal das temperaturas globais feita pelo Earth Observatory da NASA.

Nova pesquisa publicada pelo Earth Observatory da NASA mostra que o mês passado foi o mais quente agosto em 136 anos de manutenção de registos históricos de temperatura, de acordo com uma análise mensal das temperaturas globais por cientistas do Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês)

E mais do que isso, os dados mostraram uma tendência de mudança nos padrões sazonais quem vem se confirmando. Embora o ciclo sazonal de temperaturas comumente atinja o pico em julho, a temperatura de agosto de 2016 foi 0,16°C mais quente que a temperatura do recorde anterior de agosto de 2014. O mês também foi 0,98 °C mais quente que a média de temperaturas para o mês de agosto no período de 1951 a 1980.

Continua depois da publicidade

Dê uma olhada neste gráfico assustador:

tempanoms_gis_august2016

Gráfico do NASA Earth Observatory de Joshua Stevens, com base em dados do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA (Goddard Institute for Space Studies – GISS). Crédito: Joshua Stevens / NASA / GISS

“Os registros mensais, os quais variam apenas alguns centésimos de grau Celsius, são por natureza frágeis”, disse o diretor do GISS Gavin Schimidt, “Ressaltamos que a tendência de longo prazo são mais importantes para o compreensão das mudanças em curso que estão afetando nosso planeta”. Aquelas tendências de longo prazo são evidentes no aumento anormal de temperatura.

O recorde de registro da temperatura de agosto de 2016 também foram registrados pelos onze meses consecutivos, a partir de outubro de 2015, que estabeleceram novos recordes mensais de temperatura. A análise foi feita de dados disponíveis publicamente obtidos de cerca de 6.300 estações meteorológicas em todo mundo, por meio de instrumentos navais e baseados em boias de medição da temperatura da superfície do mar e estações de pesquisa da Antártica. Os registros de temperatura global da era moderna começaram por volta do ano de 1880, já que não aviam observações anteriores que cobriam todo o planeta.

Portanto, o  contínuo aumento das temperaturas estão se tornando um costume mensal. O registro do agosto mais continuou a raia de 11 meses consecutivos anteriores, que estabeleceram novos recordes mensais de temperatura.

Continua depois da publicidade

Links Relacionados (em inglês):

+ Para mais informações sobre a análise da temperatura mensal do instituto GISS da NASA, visite: data.giss.nasa.gov/gistemp.

+ Para mais informações sobre como a análise GISS se compara a outras análises de temperaturas globais, visite:

Continua depois da publicidade

http://earthobservatory.nasa.gov/blogs/earthmatters/2015/01/21/why-so-many-global-temperature-records/

+ Para saber mais sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, visite:

http://earthobservatory.nasa.gov/Features/GlobalWarming/

Continua depois da publicidade

Fonte: NASA / Earth Observatory 

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.