Connect with us

Hi, what are you looking for?

Coronavírus

Metade dos pacientes recuperados da Covid-19 sofrem fadiga persistente

fadiga pós covid
(Imagem: Engin Akyurt/ Pexels)

A prevalência do cansaço extremo e prolongado em pacientes pós-Covid é investigada em novo estudo publicado no repositório de pré-impressão medRxiv.

Mais da metade dos estudados sofreu fadiga significativa após recuperação da doença, independentemente da gravidade.

Os resultados ainda não passaram pelo processo de revisão por pares, mas destacam a necessidade de acompanhamento suficiente de pacientes em recuperação.

Continua depois da publicidade

Além de uma investigação adicional para aqueles que sofrem de síndrome pós-Covid para compreendermos as origens.

Consequências pós-Covid

As características de apresentação da infecção por SARS-CoV-2 tem sido bem visadas, mas as consequências de médio e longo prazo permanecem inexploradas, disse o Dr. Liam Townsend, do St James’s Hospital e Trinity Translational Medicine Institute, em um comunicado.

coronavírus

Como a pandemia global de Covid-19 continua a crescer em todo o mundo, o número de pacientes em recuperação e também com problemas pós-infecção também está crescendo.

Continua depois da publicidade

Um dos sintomas comum em pessoas que apresentam a infecção sintomática por Covid-19 é a fadiga.

Mas o estudo analisou 128 pacientes monitorados pelo St James’s Hospital, na Irlanda, para verificar como os pacientes de gravidade variável da Covid-19 lidaram nas semanas após sua recuperação, pós-Covid.

Seus resultados mostram que 52% dos pacientes relataram fadiga persistente em uma avaliação de 10 semanas após sua “recuperação clínica” da Covid-19, independentemente de quão mal eles estavam enquanto infectados.

Continua depois da publicidade

Verificou-se que a hospitalização durante a doença ativa não tinha significado no risco de desenvolvimento da fadiga em um paciente.

Ainda mais, a ameaça que os sintomas persistentes representam para pacientes de todas as idades e níveis de risco foi destacada.

Do mesmo modo, a pesquisa não está sozinha nessa ligação entre o coronavírus e os sintomas de fadiga em curso. Agora existem trabalhos que investigam os efeitos e a incidência do que alguns chamam de “Covid longo” para descrever os sintomas que permanecem após o estágio ativo da doença.

Continua depois da publicidade

Síndrome da fadiga crônica

cansaço contínuo

O coronavírus não é a primeira doença contagiosa a ser associada ao cansaço contínuo e debilitante.

Ele entra na lista juntamente com doenças como a pneumonia e febre glandular que são consideradas gatilhos para uma condição chamada síndrome da fadiga crônica, uma doença de longa duração com uma ampla gama de sintomas.

A característica comum é o cansaço extremo. Também é conhecido como encefalomielite miálgica, embora sua legitimidade seja questionada às vezes pelos médicos.

Continua depois da publicidade

Enfim, o resultado publicado na medRxiv demonstra uma carga significativa de fadiga pós viral em indivíduos com infecção prévia de SARS-CoV-2 após a fase aguda da doença Covid-19.

Avaliação de pacientes em recuperação

Este estudo destaca a importância de avaliar os pacientes pós-Covid e em recuperação com sintomas de fadiga severa, mesmo que a doença inicial tenha se manifestado sem gravidade.

Logo, não houve associação entre a gravidade do Covid-19 (necessidade de internação, oxigênio suplementar ou cuidados intensivos) e a fadiga após a Covid-19.

Continua depois da publicidade

Pode identificar também um grupo digno de um estudo mais aprofundado para intervenção precoce.

O estudo foi publicado no servidor de pré-impressão medRxiv.

 

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...