Nova descoberta pode revelar a localização do túmulo de Cleópatra

Erik Behenck
Foto: Dra. Kathleen Martinez

Recentemente surgiu um boato de que havia-se descoberto a localização do túmulo de Cleópatra e de Marco Antônio, mas infelizmente este esta informação não é verídica. Mas, Taposiris Magna, um sítio arqueológico no Egito, realmente pode revelar a localização do túmulo da rainha do Egito. Aliás, é um lugar já conhecido, que de tempos em tempos volta a ganhar fama.

Um documentário recém-lançado, intitulado “A Caça ao Túmulo de Cleópatra” levantou essa possibilidade. Existem algumas descobertas bem interessantes nessa região, incluindo múmias revestidas com folhas de ouro.

A história conta que Cleópatra e o seu amante Marco Antônio foram derrotados por Otaviano na Batalha de Alexandria, no ano 30 a.C. Contudo, não é possível afirmar se o casal foi assassinado ou cometeu suicídio. Dessa forma, é considerado um dos maiores mistérios arqueológicos de todos os tempos.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores conseguiram recriar o perfume da rainha Cleópatra

Otaviano teria ficado impressionado com a rainha do Egito e por isso permitiu que ela tivesse uma noite com Marco Antônio. Desde então a localização da tumba nunca foi encontrada, embora a crença popular indique que as duas múmias não foram parar muito longe de Alexandria.

Descobertas em Taposiris Magna

Por mais que os arqueólogos tenham avaliado apenas 5% da região até o momento, a exploração começou mesmo em 1998. A partir disso foram feitas diversas escavações, redescobrindo partes importantes da cidade, revelando artefatos incríveis. Foram encontradas moedas e muitos utensílios do Antigo Egito, deixados por romanos e bizantinos.

A Dra. Kathleen Martinez conduziu as escavações nos últimos 14 anos, fazendo com que o trabalho chegue cada vez mais perto da localização do túmulo de Cleópatra. Em 2010 foi encontrada uma enorme estátua de granito sem cabeça, provavelmente de um rei ptolomaico, possivelmente pertencia a Ptolomeu IV.

Diversas múmias foram encontradas

Boa parte do novo documentário é focado em duas múmias recém-descobertas, diferentes das demais. Conforme o professor de egiptologia da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, Glenn Godenho: “Ser coberto de folhas de ouro mostra que eles teriam sido importantes membros da sociedade”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Os tesouros descobertos na cidade submersa de Heracleion

Podem até ser múmias diferenciadas, mas provavelmente não são Cleópatra e Marco Antônio. Para o professor, esse é um assunto muito maior. As múmias foram radiografadas, indicando que possivelmente são de sacerdotes, uma delas tinha um escaravelho, símbolo do renascimento, pintado em folha de ouro.

https://www.youtube.com/watch?v=FeMkrSgTeWc

A localização do túmulo de Cleópatra

O principal interesse dos arqueólogos é a busca pelos túmulos de Cleópatra e Marco Antônio, não há como negar. A cultura popular diz que estão no Templo de Osíris, construído por Ptolomeu II, para ocultar as duas sepulturas, pensa a Dra. Martinez.

Ela fez diversas associações, combinando algumas evidências, como: um busto de Cleópatra, 22 moedas com a sua imagem, amuletos, uma estátua sem cabeça datada do reinado de Cleópatra e uma máscara de um homem com fenda no queixo, que possivelmente representa Marco Antônio.

A busca pelo local exato dura 2 mil anos e ainda não há sinais de que finalmente será resolvido em um futuro próximo.

Com informações de Ancient Origins.

Compartilhar