Connect with us

Hi, what are you looking for?

Referência

Isto é o que acontece se você espirrar de olhos abertos

Isto é o que acontece se você espirrar de olhos abertos
Perchek Industrie / Pexels

Já explicamos aqui anteriormente por que acontecem os espirros. Mas um fato curioso é que se você espirrar, é quase certo que você irá fechar os olhos. Este é um reflexo involuntário, uma resposta motora inconsciente a um estímulo: O espirro. Mas segundo David Huston, reitor associado do campus da Texas A&M College of Medicine em Houston e alergista do Houston Methodist Hospital, é completamente possível espirrar de olhos abertos.

Mas por que fechamos os olhos ao espirrar? Espirramos para expelir partículas estranhas de nosso trato respiratório. É possível que as pessoas fechem os olhos enquanto espirram para evitar que as partículas expelidas entrem em seus olhos. Não há uma explicação muito concreta para essa pergunta. A verdade é que não há muitos estudos aprofundados sobre essa questão.

Por que espirramos
James Gathany – CDC Public Health Image library ID 11162

Meus olhos vão saltar das órbitas se eu espirrar de olhos abertos?

Ainda segundo Huston, é improvável que seus olhos explodam ou saltem das órbitas se você espirrar de olhos abertos. Não há qualquer mérito científico em afirmar tal coisa.

 “Há pouca ou nenhuma evidência para sustentar este tipo de afirmação”, disse ele. “É extremamente improvável que a pressão liberada por um espirro faça com que um globo ocular salte, mesmo que seus olhos estejam abertos.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

É possível que a pressão liberada de um espirro violento se forme nos vasos sanguíneos, mas não nos olhos ou nos músculos ao redor deles. Esse aumento da pressão vascular pode levar à ruptura de capilares (pequenos vasos sanguíneos), que, uma vez rompidos, costumam ser visíveis no globo ocular ou no rosto de uma pessoa.

É possível espirrar de olhos abertos?
Andrea Piacquadio / Pexels

Uma Youtuber testou isso em vídeo

No vídeo abaixo, uma Youtuber testou o que acontece quando se espirra de olhos abertos, confira:

Note que os olhos da garota se mantiveram em suas órbitas. Talvez algum leitor acabe decepcionado, mas nada de olhinhos saltando por aí hoje. Isso ocorre porque os espaços de ar no nariz e na garganta não estão conectados a nada atrás dos olhos. Ou seja, embora possa parecer que a pressão aumenta em todo o seu rosto antes de você espirrar, ela não aumenta nos olhos.

O mito de que os olhos podem saltar das órbitas com um espirro surgiu de um artigo publicado há décadas no The New York Times. A matéria afirmava que os globos oculares de uma mulher se desprenderam após um ataque de espirros agressivos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Dra. Rachel Vreeman, co-autora de  “Don’t Swallow Your Gum! Myths, Half-Truths, and Outright Lies About Your Body and Health” diz que não há nenhuma evidência médica moderna de subluxação do globo ocular por espirros. No entanto, ela admite que isso tenha acontecido com pessoas que vomitam violentamente. Normalmente, porém, isso só acontece com pessoas que sofrem de problemas nos músculos oculares.

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...