Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Imagem do dia: célula na ponta de uma raiz em crescimento

As células na ponta da raiz crescente de uma planta de Arabidopsis se alongam e se dividem, direcionando a raiz para a frente em busca de nutrientes.

Time lapse da ponta de uma raiz de Arabidopsis, com aproximadamente 130 μm de diâmetro, com núcleos fluorescentes marcados em magenta e membranas celulares em verde. As imagens foram obtidas a cada quinze minutos durante dezessete horas utilizando um microscópio confocal e um software personalizado para o rastreamento automático da amostra em movimento. Taxa de crescimento aproximada de até 300 μm por hora Créditos: Daniel Von Wangenheim, Robert Hauschild, Matyáš Fendrych   (Ver D. V. Wangenheim et al.,

Time lapse da ponta de uma raiz de Arabidopsis, com aproximadamente 130 μm de diâmetro, com núcleos fluorescentes marcados em magenta e membranas celulares em verde. As imagens foram obtidas a cada quinze minutos durante dezessete horas utilizando um microscópio confocal e um software personalizado para o rastreamento automático da amostra em movimento. Taxa de crescimento aproximada de até 300 μm por hora.

A Microscopia confocal é uma técnica imagiológica desenvolvida primariamente por Marvin Minsky, em 1955 com certa semelhança com a microscopia de fluorescência. Apesar da semelhança na parte técnica, a microscopia confocal é utilizada para aumentar o contraste da imagem microscópica e construir imagens tridimensionais através da utilização de um orifício de abertura, pinhole, que permite uma grande definição de imagem em amostras mais espessas que o plano focal. Esta técnica tem vindo a adquirir uma grande popularidade e possui diversas aplicabilidades na ciência, nomeadamente na obtenção de imagens de amostras vivas e de informação computadorizada tridimensional na pesquisa biológica, na análise química e de materiais, principalmente na área de neuroanatomia e neurofisiologia.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Créditos: Daniel Von Wangenheim, Robert Hauschild, Matyáš Fendrych   (Ver D. V. Wangenheim et al., “Live tracking of moving samples in confocal microscopy for vertically grown plant roots”BioRxiv, doi:10.1101/116285, 2017”) e The Scientist. (leia o texto da The Scientist aqui).

Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.