Ladra arrependida devolve fragmento de mármore romano

Erik Behenck
Foto: Museu Nacional Romano.

Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo, já que possui monumentos históricos como o Coliseu e ainda o Vaticano em seu interior. Uma turista ficou tão encantada com o que viu que decidiu levar para casa um antigo item, de um dos sítios históricos. Contudo, o fragmento de mármore romano foi devolvido e a mulher pediu desculpas por sua ação.

Os funcionários do Museu Nacional Romano ficaram surpresos quando receberam um grande pacote. A entrega foi postada em Atlanta, nos Estados Unidos e dentro do pacote estava um pedaço de mármore. Além disso, a devolução contava também com uma carta escrita em inglês.

Arrependimento e devolução de um item histórico

Conforme o The Guardian, era uma mulher chamada Jess, que estava em busca de perdão, “por ser uma pessoa idiota americana”. Ainda segundo o jornal, a moça escreveu o seguinte em sua mensagem. “Sinto-me péssima não só por roubar este item de seu lugar de direito, mas por colocar algo escrito nele”.

Pelo texto é possível supor que Jess era jovem quando cometeu o delito, mas que na idade adulta percebeu o seu equívoco e então tentou reparar. O diretor do Museu Nacional Romano, Stépahen Verger, tentou explicar a situação.

“Em 2017, ela deve ter vindo a Roma e levado este fragmento de mármore para presentear seu namorado”, disse ao Mail Online. “O fato é que três anos após o roubo, ela o devolveu – é um gesto simbólico muito importante”, comentou Verger, dessa vez em entrevista ao The Guardian.

arch of constantine 3044634 1280
Arco de Constantino e o Coliseu ao fundo. (Imagem de Julius Silver do Pixabay)

Pompéia também teve artefatos roubados

Em pouco tempo, foi o segundo caso de artefatos roubados e devolvidos na Itália. Uma mulher canadense devolveu artefatos levados de Pompéia, cidade que foi devastada por uma erupção vulcânica em 79 d.C. Neste caso, a mulher chamada Nicole enviou fragmentos de ânforas e mosaicos roubados 15 anos atrás.

Pompeia vem sendo saqueada faz algum tempo, muitas relíquias têm desaparecido. Mas, outras estão sendo devolvidas junto com cartas expressando a culpa pelo crime cometido. Assim, foi montado um museu somente para mostrar estas cartas, que talvez sirva como aviso para aqueles que pensam em roubar algum item histórico.

Mistério por trás do fragmento de mármore romano

A pedra levada por Jess tinha pouco valor e a mensagem que ela escreveu não pode ser removida. Foi escrita com uma caneta preta, que agora não pode ser apagada.

Provavelmente o fragmento de mármore romano foi levado do Fórum, que foi fundamental para a vida na cidade e na República, pelo menos desde 500 a.C. Neste ambiente foram feitos discursos e decisões das mais importantes foram tomadas.

Talvez nunca seja possível descobrir de onde realmente a pedra foi roubada. Além disso, é uma ação que levanta questionamentos sobre a segurança do local, já que ninguém sabia que a relíquia havia sido levada.

Compartilhar