Esta espécie raríssima de tubarão consegue brilhar no escuro

SoCientífica
O recém-identificado tubarão-de-bolso foi descoberto pela primeira vez no Golfo do México em 2010.

Tubarões são conhecidos como os temíveis carnívoros do oceano, inspirando até inúmeros filmes de terror. Se você é uma das inúmeras pessoas que acham os tubarões assustadores, essa nova espécie recém-identificada, nomeada de ‘tubarão-de-bolso’, pode te fazer mudar de ideia.

Com apenas 14 centímetros e órgãos produtores de luz chamados fotóforos por todo o seu corpo — sim, este minúsculo tubarão pode brilhar no escuro — o tubarão-de-bolso (Mollisquama mississippiensis) foi descoberto pela primeira vez em 2010, no Golfo do México Central.

O tubarão-de-bolso foi coletado pelo navio NOAA Pisces, durante uma missão para estudar a alimentação de cachalotes, para a surpresa do biólogo Mark Grace, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), e um dos autores do estudo, publicado na revista Zootaxa.

Grace pediu para arquivar o espécime em sua coleção de peixes. Logo depois, Grace realizou um estudo para determinar que espécie era. O pequeno tubarão foi catalogado como uma nova espécie, e é um dos dois únicos tubarões-de-bolso já encontrados.

shark 1
Tubarão-de-bolso. Imagem: Grace et al., 2019, Zootaxa

“Na história da ciência pesqueira, apenas dois tubarões-de-bolso já foram capturados ou reportados”, de acordo com Mark Grace.

“Ambas são espécies separadas, cada uma de oceanos separados. E ambas são extremamente raras.”

Os pesquisadores usaram imagens de raios-x e tomografia computadorizada de alta resolução para dar uma olhada tanto no exterior quanto no interior do tubarão e ver como as duas espécies diferiam.

As duas espécies possuem pequenos bolsos que produzem fluido bioluminoso (estes ficam perto das brânquias) e têm características muito semelhantes.

No entanto, o tubarão-de-bolso (M. mississippiensis) tem menos vértebras e possui fotóforos, enquanto o tubarão de bolso original não possui.

Por enquanto isso é só o que se sabe sobre esse minúsculo tubarão luminoso.