Febre hemorrágica mortal na Bolívia pode se espalhar entre as pessoas

Amanda dos Santos
Foto do CDC / Pexels

Uma apresentação anual na reunião da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH) anunciou um vírus mortal emergente na Bolívia que pode ter transmissão humana. É o vírus Chapare, que causa febre hemorrágica e só havia sido visto em pequenos grupos de pacientes.

Entretanto, um surto recente demonstrou vários trabalhadores do serviço de emergência infectados após a exposição a um paciente com a doença. Pelo menos três pessoas foram infectadas perto da capital da Bolívia, La Paz, em 2019. Duas morreram com a doença.

Quem relatou os casos foi o epidemiologista Caitlin Cossaboom, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), na conferência. O trabalho da equipe confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus depois de encontrar pacientes infectados.

Portanto, dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde.

Como ocorre a transmissão?

Cossaboom e seus colegas acreditam que muitos fluidos corporais podem potencialmente carregar o vírus. Então, a descoberta exige extrema atenção e cuidado de todos os profissionais que lidam com casos suspeitos do vírus Chapare. É preciso evitar a exposição de contaminantes em potencial, incluindo sangue, urina, saliva e sêmen.

Ainda não se sabe o mecanismo exato de transmissão da doença, mas suspeita-se da saliva com alguma influência nesse processo. Provavelmente, o médico ambulante sobrevivente pegou Chapare do médico residente infectado que foi ressuscitado a caminho do hospital.

Já o médico residente contraiu a doença após aspirar a saliva de um paciente infectado e acabou falecendo. Também houve a evidência de RNA viral em uma amostra de sêmen retirada de um sobrevivente 168 dias após a infecção. Ou seja, indica que a transmissão sexual é outra forma do vírus se espalhar.

febre hemorrágica
Uma imagem mostra espécimes microscópicos da família dos arenavírus. O vírus Chapare, assim como o vírus Lassa e o vírus Machupo, é da família dos arenavírus. (Imagem: Centros de Controle e Prevenção de Doenças)

Chapare é um arenavírus, um grupo de patógenos que inclui o vírus Lassa e o vírus Machupo. Esses causaram surtos mortais na África Ocidental e na Bolívia, respectivamente.

Os arenavírus causam febre hemorrágica, a princípio, resultando em pacientes com complicações e sangramento em múltiplos órgãos. O grande problema do diagnóstico é que a condição também é encontrada em pacientes com ebola, então é complexo para as equipes de saúde administrarem.

Possível origem do surto

A origem do surto de Chapare na Bolívia, em 2019, ainda não foi confirmada. Mas o RNA viral estava em roedores perto da casa do primeiro paciente identificado. Ele não é o suficiente para concluir que os ratos são a fonte, porém oferece informações importantes para ajudar nas futuras investigações a fim de restringir a causa.

Embora ainda haja muito a descobrir sobre o vírus Chapare, a rapidez da equipe ao desenvolver um teste diagnóstico, confirmar a transmissão entre humanos e descobrir evidências preliminares do vírus em roedores foi louvável, disse o presidente da ASTMH, Joel Breman.

A lição valiosa é que as equipes científicas internacionais, equipadas com ferramentas recentes e compartilhando livremente seus conhecimentos, são a melhor defesa na linha de frente contra as ameaças perturbadoras de doenças infecciosas mortais, reafirma o presidente.

Compartilhar