Espécime único de dinossauro descoberto na China oferece visão da evolução das aves

SoCientífica
Renderização do artista Wulong, o dinossauro emplumado que foi descoberto recentemente. Imagem: Ashley Poust

Pesquisadores encontraram uma nova espécie de dinossauro, tratado como Wulong bohaiensis, na China. A espécie teria habitado a Terra cerca de 120 milhões de anos atrás. O fóssil encontrado preserva informações importantes, que passam detalhes sobre como estes animais cresceram, além do surgimento das aves.

Os pesquisadores garantem que este animal emplumado está relacionado diretamente com o surgimento das aves. É uma descoberta que tem chamado bastante atenção, não apenas por mostrar ao mundo um novo tipo de dinossauro, mas principalmente pela relação que existe com as aves. O estudo foi publicado na revista The Anatomical Record.

A relação do dinossauro com as aves

Conforme Ashley Poust, que estudou o fóssil, em publicação do ScienceDaily, o novo animal descoberto tinha penas nos membros e na cauda, por isso algumas vezes foi confundido com uma ave adulta. A partir disso, vários ossos foram cortados e analisados em laboratório.

Aves são animais que crescem rapidamente e só ganham as penas de adultos quando já estão em seu tamanho normal. Poust indicou duas hipóteses,  precisavam realmente das penas da cauda ou então as utilizavam de uma maneira diferente das aves.

O local em que a nova espécie de dinossauro foi achada é conhecido por ser um ambiente rico em aves de diferentes tipos, dinossauros semelhantes a aves e pterossauros.

Poust acredita que ainda há muito mais para se descobrir nos dinossauros. “Estamos falando de animais que viveram duas vezes mais tempo que o T. rex , então é incrível como eles estão bem preservados. É realmente muito emocionante ver dentro desses animais pela primeira vez”.

Novo dinossauro identificado 3
O Fóssil do Wulong bohaiensis. Imagem: Ashley Poust

Chama atenção que o dinossauro encontrado era jovem, e já contava com penas, diferente das aves que chegam lá apenas na idade adulta. Wulong parecia ser um dinossauro adulto, mas não era.

Durante muito tempo não houve consenso sobre o surgimento das aves, mas hoje a maioria dos cientistas concordam que ela são um grupo de dinossauros terópodes, que evoluíram durante a era mesozoica, num período entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos.

A descoberta do dinossauro chinês

Por mais estranho que possa parecer, este fóssil já havia sido descoberto há mais de dez anos por um fazendeiro chinês, na província de Jehol, que é rica em fósseis de animais que viveram há milhões de anos. A partir disso, o fóssil foi levado para o Museu de História Natural de Dalian, em Liaoning, que fica no nordeste daquele país.

Os ossos encontrados foram analisados pelo Dr. David Varricchio, da Universidade Estadual de Montana, junto com Poust, quando ainda era acadêmico. Descobriram se tratar de uma espécie maior do que o corvo comum e menor do que um corvo, possuindo uma cauda comprida e cheia de ossos, com dentes afiados compondo um rosto estreito.

Parente do Velociraptor

O animal encontrado na China foi tratado como um dos primeiros parentes do Velociraptor, um dinossauro que viveu 75 milhões de anos atrás. O Wulong teria um parente mais conhecido e próximo, o Microraptor, uma espécie que contava com quatro asas.

Essa descoberta é extremamente importante não apenas porque fala sobre um dinossauro que é novo na ciência, mas também porque destaca a conexão entre aves e dinossauros.

Compartilhar