Espaçonave Solar Orbiter pode ter desvendado a origem dos ventos solares

Francisco Alves
Imagem: NASA

A prestigiosa espaçonave Solar Orbiter descobriu minúsculos jatos de plasma irrompendo da camada externa do Sol. Esses jatos de curta duração, com duração de 20 a 100 segundos, ejetam plasma a velocidades de cerca de 62 mi/s.

Essa descoberta, descrita em um artigo na revista Science, sugere que esses jatos podem ser a fonte há muito procurada do vento solar, um fluxo constante de partículas carregadas que saem do Sol e atravessam o espaço, impactando corpos celestes, incluindo a Terra.

Examinando o plasma

O vento solar, rico em plasma, é um elemento fundamental em nosso sistema solar. Ele viaja para fora, colidindo com objetos em seu caminho e criando belos fenômenos como as auroras ao interagir com o campo magnético da Terra.

No entanto, a origem desse vento solar perto do Sol permaneceu um mistério por anos. Graças ao equipamento avançado a bordo do Solar Orbiter, estamos agora mais perto de resolver esse mistério.

Instrumento EUI revela Atividade Solar

Equipado com o Extreme Ultraviolet Imager (EUI), um sofisticado conjunto de telescópios de sensoriamento remoto, o Solar Orbiter conseguiu capturar imagens de alta resolução das estruturas na atmosfera solar.

As imagens de alta resolução tiradas pelo EUI em 30 de março de 2022 revelaram características fracas e transitórias perto do polo sul do Sol, anteriormente não descobertas por outros telescópios. Essas características estão ligadas à expulsão de pequenos jatos de plasma da atmosfera do Sol.

“Só pudemos detectar esses pequenos jatos graças às imagens de alta resolução e alta cadência produzidas pelo EUI”, comentou Lakshmi Pradeep Chitta do Max Planck Institute for Solar System Research na Alemanha.

Reavaliando crenças antigas sobre o Sol

Por muitos anos, os cientistas associaram partes significativas do vento solar a buracos coronais — regiões onde o campo magnético do Sol se estende para o espaço. O plasma segue estas linhas de campo magnético abertas para o sistema solar, criando o vento solar.

No entanto, descobertas recentes colocam essa crença em questão. Observações sugerem que o vento solar pode não se originar simplesmente de um fluxo constante, mas sim intermitentemente por meio desses pequenos jatos.

Fluxo intermitente e estudos futuros

“A ubiquidade dos jatos sugere que o vento solar dos buracos coronais pode se originar como um fluxo intermitente”, observou Andrei Zhukov do Observatório Real da Bélgica.

Esses minúsculos jatos carregam energia limitada, ainda menos que as nanoflares, mas sua frequência sugere que contribuem significativamente para o material do vento solar.

Com a órbita do Solar Orbiter se deslocando para as regiões polares e a atividade solar mudando, podemos esperar novos insights sobre como o vento solar é produzido, potencialmente iluminando processos semelhantes em outras atmosferas estelares.