Consórcio europeu de pesquisa de ponta em astronomia anuncia que fará uma conferência pública de imprensa para “apresentar observações únicas do centro da Via Láctea e sua importância”.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), um consórcio internacional dedicado à pesquisa de ponta em astronomia, anunciou nesta quinta-feira (19) que irá fazer uma conferência de imprensa para divulgar resultados de observações do centro da Via Láctea. O evento será para “apresentar observações únicas do centro da Via Láctea e sua importância”, conforme palavras do ESO em seu site.
O evento, que será apresentado pelo Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, acontecerá no dia 26 de julho de 2018 às 09:00 (hora de Brasília), na sede do órgão em Garching, na Alemanha. A conferência de imprensa contará com a participação de pesquisadores responsáveis pelos resultados científicos a serem apresentados.
Representantes dos meios de comunicação social que desejem participar da conferência devem registar-se, indicado se a participação será presencial ou apenas online, através do preenchimento deste formulário online. “Os jornalistas que participarem presencialmente, será organizada uma sessão de perguntas e respostas com os palestrantes durante a conferência. É também possível agendar entrevistas individuais logo após a conferência de imprensa”, informou o ESO.
O comunicado desta quinta-feira informa ainda que será divulgada uma nota de imprensa do ESO ao início do evento, contudo, não consta outras informações sobre o anúncio que será feito. Especula-se que se trate de observações realizadas ao longo do último ano do buraco negro situado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.
A conferência será transmitida online (com perguntas aos pesquisadores somente pelos repórteres que estejam no local e que tenha sido previamente cadastrados) a partir do endereço eletrônico constante deste link e na página inicial do ESO. Outras informações podem ser obtidas em Conferência de Imprensa do ESO.