Connect with us

Hi, what are you looking for?

Editorial

ERRATA: Nenhum ancestral humano foi descoberto

Ao invés de sites especializados informarem seriamente sobre assuntos relevantes na ciência, eles usam dias tradicionais, como o Dia da Mentira, para desinformar à sombra da “zoeira”.

Ancestral humano com cauda é descoberto
Espécies de hominídeos pré-históricos (Andrea Izzotti / Adobe Stock).

Recentemente divulgamos uma matéria que afirmava a descoberta de um ancestral humano que possuía vestígios de cauda. A descoberta não existe.

A matéria, de um de nossos parceiros, o Ancient Origins, foi divulgada em 1° de abril, na quinta-feira, e amplamente difundida por várias mídias nacionais e internacionais como se fosse verdadeira.

Caindo na tradição do dia referido, conhecido internacionalmente como um dia que é eticamente aceito para se mentir em nome da “zoeira”, com esse tipo de postagem o referido site dá munição a pseudocientistas e negacionistas da ciência, e ajuda a difundir desinformação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Por levarmos a divulgação científica a sério e sempre priorizarmos a informação correta, daremos fim às traduções de artigos do Ancient Origins.

Sites que divulgam ciência devem ter plena competência para lidar com as informações que dispõem aos seus leitores. Mesmo em nome da brincadeira, como aconteceu, pessoas mal intencionadas podem usar matérias do tipo para difundir uma mentira maior que a que foi inventada.

Para informar qualquer equívoco em alguma de nossas matérias, você pode enviar-nos um e-mail para info.socientifica@gmail.com.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.