Connect with us

Hi, what are you looking for?

Editorial

ERRATA: Nenhum ancestral humano foi descoberto

Ao invés de sites especializados informarem seriamente sobre assuntos relevantes na ciência, eles usam dias tradicionais, como o Dia da Mentira, para desinformar à sombra da “zoeira”.

Ancestral humano com cauda é descoberto
Espécies de hominídeos pré-históricos (Andrea Izzotti / Adobe Stock).

Recentemente divulgamos uma matéria que afirmava a descoberta de um ancestral humano que possuía vestígios de cauda. A descoberta não existe.

A matéria, de um de nossos parceiros, o Ancient Origins, foi divulgada em 1° de abril, na quinta-feira, e amplamente difundida por várias mídias nacionais e internacionais como se fosse verdadeira.

Caindo na tradição do dia referido, conhecido internacionalmente como um dia que é eticamente aceito para se mentir em nome da “zoeira”, com esse tipo de postagem o referido site dá munição a pseudocientistas e negacionistas da ciência, e ajuda a difundir desinformação.

Continua depois da publicidade

Por levarmos a divulgação científica a sério e sempre priorizarmos a informação correta, daremos fim às traduções de artigos do Ancient Origins.

Sites que divulgam ciência devem ter plena competência para lidar com as informações que dispõem aos seus leitores. Mesmo em nome da brincadeira, como aconteceu, pessoas mal intencionadas podem usar matérias do tipo para difundir uma mentira maior que a que foi inventada.

Para informar qualquer equívoco em alguma de nossas matérias, você pode enviar-nos um e-mail para info.socientifica@gmail.com.

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.