Era possível ver auroras do Brasil 41.000 anos atrás

Damares Alves
Aurora boreal sobre um bosque. Imagem: Pixabay

O Polo Norte e o Polo Sul são as melhores apostas se você quiser ver auroras boreais e austrais. Mas este não era o caso há 41.000 anos, quando o campo magnético da Terra estava instável, fazendo com que as auroras boreais ‘descessem’ até o equador, na latitude de estados como o do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.

O norte e o sul magnéticos do planeta enfraqueceram, e o campo magnético inclinou-se sobre seu eixo e diminuiu para uma fração de sua força anterior durante esta perturbação geomagnética, conhecida como o evento Laschamp ou a excursão Laschamp. A atração magnética que normalmente direciona as partículas solares de alta energia para os polos norte e sul foi reduzida como resultado disso.

Cientistas relataram recentemente na conferência anual da União Geofísica Americana (AGU) que levou cerca de 1.300 anos para que o campo magnético retornasse à sua força e inclinação originais, e que durante esse tempo as auroras se desviaram para latitudes quase equatoriais onde quase nunca são vistas.

Na conferência da AGU, a apresentadora Agnit Mukhopadhyay, candidata a doutorado no Departamento de Ciências Climáticas e Espaciais da Universidade de Michigan, disse que este período de intensa mudança geomagnética pode ter moldado mudanças na atmosfera da Terra que afetaram as condições de vida em diferentes partes do planeta.

A agitação do núcleo fundido do nosso planeta cria o campo magnético. Polos magnéticos se formam na superfície no norte e no sul devido ao sloshing metálico próximo ao centro do planeta e à rotação do planeta; linhas de campo magnético conectam os polos em arcos curvos. Segundo a NASA, estes formam uma zona de proteção conhecida como magnetosfera que protege o planeta de partículas radioativas do espaço. A magnetosfera também protege a atmosfera da Terra do vento solar, que é um fluxo de partículas ejetadas do sol.

A magnetosfera é comprimida para aproximadamente 6 a 10 vezes o raio da Terra no lado do planeta que está de frente para o sol (e assim suporta o peso do vento solar). De acordo com a NASA, a magnetosfera corre para o espaço à noite e pode se estender por centenas de comprimentos da Terra. A força da magnetosfera despencou “para quase 4% dos valores modernos” e se inclinou para seu lado cerca de 41.000 anos atrás, de acordo com Mukhopadhyay. “Várias investigações no passado previram que a magnetosfera desapareceu completamente no lado do dia”, continuou ele.

Para chegar a esta conclusão, Mukhopadhyay e seus colegas usaram uma cadeia de margaridas de diferentes modelos. Eles começaram alimentando dados sobre o magnetismo do planeta, bem como dados vulcânicos, em uma simulação do campo magnético durante o evento Laschamp. Eles combinaram estas informações com simulações das interações da magnetosfera com o vento solar, depois alimentaram os resultados em outro modelo que calculou a localização, forma e força da aurora, analisando parâmetros das partículas solares que causam auroras, tais como sua pressão iônica, densidade e temperatura.

“Esta é a primeira vez que os cientistas utilizam este método para “simular o sistema geospacial e prever configurações magnetosféricas, juntamente com a localização da aurora”, de acordo com Mukhopadhyay.

Mesmo que a magnetosfera tenha diminuído para cerca de 3,8 vezes o raio da Terra durante o evento Laschamp, a equipe descobriu que ela nunca desapareceu completamente. Os polos que anteriormente estavam posicionados ao norte e ao sul se deslocaram em direção às latitudes equatoriais durante este período de força magnética reduzida, e as auroras os seguiram.

“A inclinação geomagnética foi significativamente desviada dos polos geográficos”, disse Mukhopadhyay. “Isto levou a precipitação auroral a seguir os polos magnéticos e se deslocar das regiões polares geográficas da Terra para as latitudes do equador”.