Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Enfim, o hexágono!

 

Cassini fotografa o famoso hexágono de Saturno totalmente iluminado e em toda sua grandiosidade

A corrente de nuvens hexagonal de Saturno é a característica marcante de quase todas as imagens da região polar norte de Saturno. A região, na sombra para a primeira parte da missão Cassini-Huygens, aprecia agora à luz solar cheia, o que permitiu aos cientistas da missão fotografá-la diretamente pela luz refletida.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Embora a luz solar que cai no polo norte de Saturno é suficiente para nos permitir a imagem e estudo da região, ela não fornece muito calor. Além de estar baixo no céu (assim como o verão nos polos da Terra), o Sol está quase dez vezes mais distante de Saturno do que da Terra. Isso resulta na luz solar sendo apenas cerca de um por cento tão intensa como em nosso planeta.

Esta fotografia foi obtida a cerca de 31 graus acima do plano do anel. A imagem foi tirada com a câmera grande angular da nave espacial Cassini em 22 de janeiro de 2017 usando um filtro espectral que admite preferencialmente comprimentos de onda de luz de infravermelho próximo, centrada em 939 nanômetros.

A visão foi obtida a uma distância de aproximadamente 900 mil quilômetros (560 mil milhas) de Saturno. A escala da imagem é de 54 km (33 milhas) por pixel.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A missão Cassini-Hyugens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA (Agência Espacial Européia) e da ASI, a Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL na sigla em inglês), uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) em Pasadena, Estados Unidos, gerencia a missão para a Direção de Missão Científica da NASA, em Washington. A orbitadora Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini. A homepage da equipe de imagens da Cassini está em https://ciclops.org.

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / Instituto de Ciência Espacial. Texto adaptado do site da NASA

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.