Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Dispositivo dispensa fones e cria “bolha” de som ao redor dos ouvidos

(Noveto Systems)

É o que afirma a empresa Israelense que irá lançar o produto: a nova tecnologia poderá transmitir som de forma isolada para os ouvidos sem a necessidade de fones. De acordo com os desenvolvedores, o produto estará disponível para compra pública até o Natal de 2021.

“Bolha” de som

O dispositivo, chamado SoundBeamer, é da empresa de sistemas de som Noveto Systems. Conforme consta no site da empresa – em um convite para “ouvir o futuro” – a tecnologia é inovadora e poderá ser a tendência em alguns anos.

A empresa estreou o produto em 13 de novembro e afirma que a tecnologia vai transformar a forma como experimentamos o áudio. A tecnologia poderá ter uso em filmes, jogos, experiências musicais, entre outros.

Continua depois da publicidade
(Noveto Systems)

No entanto, Noveto acredita que o novo produto será revolucionário para o uso doméstico e no ambiente de escritório.

A expressão “bolha” de som é devido ao funcionamento do dispositivo, que isola o som do usuário sem a necessidade de fones. Seria, portanto, de fato como uma bolha sonora.

Com o isolamento, evita-se que o som perturbe as pessoas ao redor. Tal feito poderá ter grande aplicação nos ambientes de trabalho, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: Cientista desenvolve aparelho auditivo para idosos por apenas $ 1

Continua depois da publicidade

E como funciona?

A tecnologia de direcionamento sonoro não é nova; as chamadas ondas ultrassônicas difratam menos do que as ondas acústicas normais, permitindo que o som se direcione para locais mais precisos. É assim que se consegue o direcionamento de som no novo dispositivo.

Mas a novidade é que, no novo aparelho, a geração dessas ondas se dá usando algoritmos de processamento digital de sinais. A eletricidade se converte em vibrações de ultrassom, que são direcionadas por um sensor 3D, e, por fim, convertidas em ondas acústicas.

O sistema conta com sensores que localizam os ouvidos do usuário. Assim, define-se a área onde ficará a “bolha” de som. Com ondas ultrassônicas, direciona-se então o som para convergir ao redor dos ouvidos, criando uma experiência sonora 3D – que somente o usuário pode ouvir.

Continua depois da publicidade

Além disso, o dispositivo pode rastrear a sua cabeça enquanto você ouve, para evitar interrupções caso haja algum movimento.

De acordo com a gerente de produtos da Noveto, Ayana Wallwater, ouvir o dispositivo seria uma sensação de total imersão. “Ele segue você aonde quer que você vá”, de acordo com Wallwater.

Soundbeamer
(Imagem: Noveto Systems)

O que ainda precisa melhorar

De acordo com a empresa, como todas as novas tecnologias, o SoundBeamer não é perfeito. Em algumas situações, outra pessoa fora da “bolha” poderá ouvir um pequeno nível de ruído vindo do dispositivo.

O usuário também precisa de um alinhamento bem exato de sua cabeça com os alto-falantes, sem qualquer obstrução no caminho entre eles e suas orelhas. Se algum desses fatores falhar, o SoundBeamer provavelmente não funcionará. Isso, infelizmente, impossibilita o uso em momentos em que há mais movimentos, como numa corrida.

Continua depois da publicidade

VEJA MAIS: Estudo mostra benefícios em ouvir música ao se exercitar

Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".


Populares hoje

Plantas & Animais

Antigas pistas, na forma de fósseis e evidências arqueológicas de qualidade variada espalhadas pela Austrália formaram a base de várias hipóteses sobre o destino...

Plantas & Animais

Suspeita de roubo.

Plantas & Animais

Os cães são tidos como os melhores amigos do homem há muito e muito tempo. E eles são espertos. Estudos já mostraram que a inteligência...

Física & Química

Existem quatro forças fundamentais que regem todos os eventos do universo: a gravidade, força fraca, força forte e o eletromagnetismo.