Descoberta indica que Terra primitiva era completamente ‘cheia d’água’

SoCientífica
(Imagem: Skitterphoto/Pexels)

Pesquisadores da Universidade do Colorado analisaram amostras de rochas que poderiam interagir com a água do oceano cerca de 3,2 bilhões de anos atrás. Os autores mostraram que naquela época a Terra poderia ser um planeta completamente coberto pelo oceano – sem um indício da existência de continentes. Os autores relataram a descoberta na revista Nature Geoscience.

A Terra mudou repetidamente sua aparência no processo de evolução. Era aquecimento ou resfriamento. Supõe-se que no passado de nosso planeta houve um momento em que toda a sua superfície estava ocupada por um imenso oceano, escondendo sob sua espessura todos os continentes agora conhecidos. No entanto, os cientistas ainda não encontraram evidências diretas de tal hipótese.

LEIA TAMBÉM: Por que o oceano é salgado?

Em um novo trabalho, os funcionários da Universidade do Colorado em Boulder se concentraram no Cratón de Pilbara, uma das mais antigas crostas arqueanas. Esta é uma área localizada na parte noroeste da Austrália. Nela você pode ver muitas colinas cortadas por canais secos de rios, fontes hidrotermais e outros objetos geológicos interessantes.

Nesta região, segundo os cientistas, é possível encontrar amostras de rochas verdadeiramente antigas que poderiam ter entrado em contato com a água do mar há mais de três bilhões de anos. No decorrer de seu trabalho, os autores analisaram dados de mais de 100 amostras de rochas colhidas em diferentes pontos do terreno.

Eles procuraram, em particular, dois isótopos de oxigênio diferentes – 16 O e 18 O. Os cientistas descobriram que a proporção desses dois tipos de átomos há 3,2 bilhões de anos era diferente dos valores observados hoje – havia um pouco mais de átomos com um número de massa de 18. A explicação mais provável para esse excesso de oxigênio-18 é que não havia continentes próximos aos oceanos cujos solos argilosos pudessem absorver isótopos mais pesados.

No entanto, isso não significa que não havia ilhas de terra seca por perto. Segundo os cientistas, talvez houvesse micro-continentes na época, mas quase toda a Terra estava coberta por água.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: E se os tubarões desaparecessem: como seria a vida nos oceanos?

Compartilhar