Conheça Mastaura, o recém-descoberto Coliseu da Turquia

Mateus Marchetto
Arqueólogos acabam de encontrar um coliseu quase tão grande quato aquele presente na Itália. Imagem: Adnan Menderes University

Há mais de 200 anos, exploradores europeus traçavam suas rotas ao redor do mundo. Esses viajantes carregavam seus cadernos de anotações e muitos realizavam relatos detalhados dos lugares que visitavam. Foi a partir disso que arqueólogos conseguiram localizar uma estrutura similar ao famoso Coliseu Romano, porém na Turquia.

Os pesquisadores encontraram o anfiteatro antigo na região de Mastaura, bem ao oeste da Turquia, seguindo os documentos deixados pelos viajantes citados acima. Estimativas apontam que esse coliseu, embora tenha proporções menores do que aquele presente na Itália, pode ter mais de 1.800 anos de idade. Nessa época a Dinastia Severa estava em vigor ao longo do Império Romano.

colosseum 690384 1920
Coliseu de Roma, na Itália. Imagem: Free-Photos/Pixabay

Para estudar o anfiteatro, contudo, os pesquisadores precisaram ainda de muito esforço para retirar a vegetação e a terra cobrindo o coliseu. Ademais, os arqueólogos responsáveis pretendem executar reparos nas paredes e análises a laser para entender as reais dimensões e formatos da estrutura.

Assim como outras estruturas semelhantes, escavadas ao longo de toda a extensão do antigo Império Romano, Mastaura era um centro de lutas e esportes. Os arqueólogos encontraram, inclusive, indícios de assentamentos nos arredores do coliseu, como um moinho e quatro cisternas. É provável que o coliseu fosse usado para eventos de atletismo e para as famosas lutas de gladiadores, como era costume também no resto do Império.

Apenas mais um coliseu na Turquia

A Turquia é uma área importantíssima de transição entre a Europa, Ásia e Oriente Médio. Para um dos maiores impérios da história, isso significa controle do comércio entre as regiões. Essa característica se prolong até hoje e, aliás, a Turquia é palco de diversos conflitos armados justamente por esse motivo.

Portanto, para manter a política do Pão e Circo, o império investiu pesado nos anfiteatros da região. No entanto, a maioria deles não ficaram tão bem preservados quanto Mastaura. A cidade de Kibyra, por exemplo, também abriga um grande coliseu de mais de 2.300 anos de idade.

char 4484402 1920
Imagem: Franck Barske/Pixabay

Apesar, contudo, da arena de Mastaura possuir 80% de seu tamanho embaixo da terra, pesquisadores acreditam que esse coliseu possa ser a arena mais preservada em toda a Turquia. Isso torna Mastaura candidato a coliseu queridinho dos arqueólogos na Turquia. Apesar de menor, além do mais, os pesquisadores acreditam que o anfiteatro tenha medidas próximas às do Coliseu (188 metros de comprimento e 156 de largura.)

Com informações de Smithsonian Magazine.

Compartilhar